quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Relatório de Atividade em Sala de Aula/TP6: Cursista Elissandra Gama Carvalho (Luciara-MT)

Relatório de atividade do AAA6p, p.17
Aula: 18/09/2009
Município de Luciara-MT
Professora: Elissandra Gama Carvalho
Conteúdo: Argumentação e Linguagem
Turma: 9° Ano
Total de alunos: 20
Total de aulas: 02 aulas (01 hora cada)

No estudo e nas realizações das atividades dos tps, até o momento não havia desenvolvido um AAA, sempre planejava um avançando na prática. No decorrer deste tp considerei que o assunto exigia mais dos alunos, então lendo o AAA6p achei que a atividade aqui escolhida era mais adequada com o nível de aprendizagem dos mesmos. O tema tratado focalizando a argumentatividade, a construção de um texto com finalidade específica de convencer ou persuadir o interlocutor a respeito de uma idéia é o ponto fraco nas produções dos educandos, a partir desse diagnóstico refleti que as atividades propostas nesta etapa do gestar são de extrema relevância para a turma. Seus textos apresentam uma argumentação inadequada, os objetivos são insuficientes, até incoerentes entre si. Para trabalhar essa questão o objetivo a que se propunha a atividade era que identificassem as marcas de argumentatividade na organização dos textos verbais, assim, iniciamos observando e refletindo sobre textos já construídos para poderem visualizar e analisar o uso adequado dos diferentes tipos de argumentos que poderiam lançar mão no momento da produção de seus texto.s Iniciamos a aula, como de costume, partindo dos conhecimentos que possuíam a respeito do tema, com uma motivação relacionando palavras recortadas do texto para que identificassem seus significados e depois partir para a leitura que tratava do tema saúde e especificamente de uma doença, a Osteoporose. Na realização das atividades sobre o texto os alunos discorreram sem nenhuma dificuldade, identificando a idéia defendida pela autora e as marcas de argumentatividade na organização do texto. Após, formou-se pequenos grupos para a realização da produção que era a criação de um cartaz com o intuito de convencer o leitor numa campanha de conscientização quanto às características e cuidados com a Osteoporose. Todos os grupos conseguiram produzir seu cartaz, e participaram com entusiasmo da atividade, gostaram de fazer recortes, folhear revistas, decidir que imagem utilizar ou que frase ficaria mais convincente, ou o que escreveriam. Como podemos verificar nas fotos a seguir: O grupo 1 apresentou a seguinte frase de impacto: “Osteoporose – Valorize sua vida” e focou seu argumento na alimentação às crianças, “as crianças devem ter uma alimentação rica em cálcio. Ex. leite, queijo, iogurte, etc.” já que no texto trabalhado relatava que a doença já não era mais preocupação somente da geriatria, mas também dos pediatras. Há uma coerência entre as imagens e o texto. Mas, faltaram mais informações ao leitor, a respeito da doença como as causas e determinadas características. O segundo grupo inicia o cartaz com uma frase de chamamento “Previna-se contra a Osteoporose!” e em letras menores, logo abaixo, convida todos para fazer parte dessa campanha: “Entre nessa turma e tente resolver esta questão.” Em seguida, apresenta a imagem de uma fórmula que poderá ser a solução para o problema apresentado. É uma equação matemática, em que os pesos representam atividades físicas + um prato de comida representando uma boa alimentação + um pote de creme representando medicação e com determinação elevada a 30 dias do mês = prevenção. É um argumento convincente ao leitor que juntando tudo isso o resultado será a prevenção da doença. Fica implícito que o melhor cuidado para se ter com referência a doença é a prevenção. A partir dessa imagem apresentam dados concretos baseados em estatísticas, criando a sensação de que os dados apresentados tratam-se de coisas verdadeiras e de que o problema da Osteoporose é preocupante: “Cerca de 30 milhões de pessoas correm o risco de desenvolver a Osteoporose nos próximos anos. No Brasil tem cerca de 9,5 milhões de pessoas com a doença.” Para finalizar o cartaz o grupo deu destaque a frase: “Todos na corrente pela vida!!!” e ainda sugere que para maiores informações o leitor deverá acessar o site www.google.com.br. De forma geral considero que o grupo alcançou o objetivo a que propuseram na defesa da tese do cartaz, acredito que de certa forma convenceu o leitor sobre a questão da Osteoporose. O terceiro grupo inicia o texto do cartaz com informações sobre a doença: “Osteoporose causa dor, perda de movimento, inabilidade de desempenhar as atividades diárias” associada a imagem de uma mulher com dor e dificuldade em realizar determinado movimento, em seguida apresenta uma frase de impacto e chamamento para o leitor: “Proteja-se! Procure um especialista.” Ao lado da imagem da mãe e filha com uma capa de chuva embaixo de um guarda-chuva, esses utensílios simbolizam a proteção, como a figura da mãe cuidando da filha. Está implícita na mensagem do texto que a proteção é a saída para o tratamento da doença. Observamos que de certa forma todos os grupos apresentados, nesta situação concreta de comunicação eles “apelam” às formas linguísticas e não linguísticas para construir sentidos, concretizando os conceitos trabalhados com a turma. Todos os textos dos buscam convencer o leitor de uma ideia principal: “Os cuidados com a Osteoporose.” Para convencer sobre a validade desta tese, eles utilizaram de várias recomendações em forma de ordens ou instruções: essas recomendações é que forneceram a comprovação da tese. Todos os argumentos conduziram para o mesmo objetivo e fica claro para o leitor. Sabemos que uma boa argumentação depende, primeiramente, da clareza do objetivo (da tese a comprovar) e depois, da solidariedade entre os argumentos: todos devem conduzir para o mesmo objetivo. Mas, podemos observar no cartaz desse outro grupo que uma certa confusão quanto a tese do texto, não sabemos se o objetivo é convencer o leitor de praticar atividades físicas, como cuidado para o corpo, ou se é sobre a Osteoporose, pois as ideias do primeiro enunciado não sustenta o segundo e vice versa, acredito que falta uma ligação entre os enunciados. As imagens sustentam a primeira ideia, mulheres praticando exercícios físicos e tomando banho de sol. O maior problema do texto acima é que se apresenta vago demais para conduzir o leitor à identificação do objetivo da tese que pretende defender, a informação do primeiro parágrafo não leva a conclusão do segundo. Considero que a atividade foi bastante rica na sala de aula, foi o início de um trabalho longo sobre a construção de textos argumentativos, sei que necessitam ainda de mais trabalhos com este objetivo aqui apresentado, utilizando, também, de outros gêneros na produção textual, sempre observando um texto bem construído e criando seus próprios textos ao final das atividades propostas.
(Transcrição fiel ao original)

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