Nos dias dez e onze de setembro de dois mil e nove, realizei mais duas oficinas finais do TP5 com as turmas I (Alto Boa Vista) e III (São Félix do Araguaia). Em SFA (onze cursistas), consegui apenas realizar a produção do gênero publicitário sugerido pela oficina do TP5, a socialização do Avançando na Prática, discussão de pontos importantes sobre coesão e avaliação do encontro. Isso porque as professoras do município (rural) chegaram uma hora atrasadas devido a problemas na estrada (atoleiro). A atividade foi produtiva e surpreendentemente uma propaganda complementou a outra: 1) “Nem pense em impossível! Não existe mulher que RESISTA!” (Joias de ouro branco). 2) “Não culpem... O sucesso continua. São de tirar o fôlego. Desafio – Preço Justo. A Ford cobre a oferta.” (Camionete). 3a) “As coisas mudam: Agora você não vai dar só um brinquedinho movido à bateria para seu filho. Dia das Crianças Vivo. Os melhores celulares em até 10x14,90. Seu filho vai adorar ficar perto desse ‘barato’.”; “Não deixe mais seus cabelos presos (Figura de uma mulher com lindos cabelos envoltos/presos por uma corrente com cadeado). Seda Color Vital mudou. Nova fórmula com Color Firm. Cabelos livres, leves e soltos com cores mais duráveis.” 4) “Família reunida, chocolate preto, branco, ovos de todo tipo e tamanho. Coelho da Páscoa que se preza não perde tempo: saca logo o cartão. REALCARD é para o que você quer, para o que você precisa, para tudo o que você ama. E quem não quer o melhor da vida?” 5) “Você pode contar. O que vale é o bem estar. Não duvide! A Natura faz mais do que cosméticos. Faz produtos para que você se sinta bem consigo mesmo e, a partir daí, se relacione melhor com o outro e com o mundo a sua volta. Não deixe de usar! O seu corpo vai agradecer. Experimente!”. Foi um momento enriquecedor de análise dos mecanismos de coesão e a relação lógica da negação presente nas frases negativas com efeitos de sentido para uma reação positiva. Na socialização, os APs mais trabalhados foram o da p. 93 e o da p. 162. O trabalho de análise do gênero publicitário da p. 93 foi feito em grupo entre os alunos. Houve interação com o Programa Agrinho da SEDUC-MT sobre o Meio Ambiente. Alunos produziram poemas. Outros fizeram um paralelo entre o gênero e a realidade do assentamento onde vivem. Em relação ao outro AP, as professoras seguiram os procedimentos cujos temas foram esporte, festa, a tempestade. Houve quem reaplicasse a atividade por não ter conseguido concluí-lo com sucesso e repetiu com alterações, ou seja, na primeira vez, trabalharam temas diferentes e isso dificultou a produção textual dos alunos. Na segunda vez, ou fizeram produção coletiva ou direcionaram a atividade para apenas um tema como sugerido pela atividade. Uma professora levou um texto narrativo fragmentado e cada grupo completou o fragmento com respostas às perguntas do exercício. Ficou satisfeita com os textos produzidos. Em seguida, havia planejado passar o filme Narradores de Javé, mas faltou energia e fomos discutir pontos importantes sobre a coesão, principalmente a diferença desta para a coerência, já que a maioria das professoras está fazendo o curso de Pedagogia. Detalhe, como a sala era pequena e estava “pegando fogo”, fomos para o cais, e terminamos o encontro à sombra de uma árvore e contemplando as belezas do rio Araguaia (Ver fotos postadas). Quanto à avaliação, as professoras reafirmaram a importância da metodologia do Gestar II. Uma das professoras da área de Língua Portuguesa disse não ter tido a oportunidade de conhecer algo assim. Nossos encontros têm sido importantes para a mudança de posturas tanto teóricas quanto práticas e têm causado um impacto positivo nos procedimentos didáticos dos professores e na atuação dinâmica dos alunos. No Alto Boa Vista (quinze cursistas), devido a contratempos (alteração quanto ao transporte e minha colega formadora de Matemática ter passado mal), pude fazer apenas a socialização com os professores, assistir ao filme Narradores de Javé e discutir o enredo com a análise feita pela professora Maria Aparecida Bergamaschi. Na socialização dos APs, destacou-se o da p. 162. Ele foi bastante trabalhado com alterações: produção coletiva na lousa; atividade antecedida pela leitura de pequenas histórias das mais diversas; leitura de fábulas; dinâmica do “leque de ideias”, escrevendo cada elemento numa dobra de papel em forma de leque; trabalho prévio com tema sobre a violência doméstica contra a mulher. Segundo relatos, os alunos perceberam que se as respostas não forem adequadas, o texto não pode ter uma boa costura. Interagiram, auxiliando os colegas que tinham mais dificuldade para elaborar o texto.
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