No dia dezessete de outubro de 2009, segui o mesmo roteiro aplicado nas oficinas de Luciara e Bom Jesus do Araguaia-MT. Na socialização das atividades, foram apresentadas as seguintes atividades do AAA6p: Avaliação, revisão e reescrita (p. 80); Investigando o texto (p. 125); O espaço da poesia (p. 127). Os Avançando na Prática trabalhados foram os da página 23 (Discussão e escrita sobre um assunto de interesse dos alunos), 54 (Ideia a ser defendida como tese na elaboração de textos argumentativos), 141 (O uso de gírias no cotidiano, este foi o mais trabalhado), 190 (Discussão com os alunos sobre suas preferências de lazer e sobre assuntos que os mobilizam na televisão, no rádio, nos jornais, na sua comunidade) e 201 (Trabalho com o texto de Esmeralda Ortiz). As professoras que não são formadas na disciplina Língua Portuguesa e estão cursando Pedagogia confessaram sentir dificuldades no processo de produção textual principalmente na etapa da revisão. Reconheceram a necessidade de mais prática na escrita por parte do professor. Se a maioria trabalha praticamente três turnos, qual será o tempo dedicado à leitura e a escrita? Em seguida, as professoras selecionaram e apresentaram as seguintes obras como sugestão de trabalho de leitura para as séries finais do ensino fundamental: Poemas rupestres de Manoel de Barros, O mundo é uma bola de Luis Fernando Veríssimo e outros, Contos em quadros de Machado de Assis e outros, A verdadeira história dos três porquinhos (Tradução de A Lobo), Nó na garganta de Mirna Pinsky, O jardim secreto de Francis Burnett, Contos de Andersen (Tradução), Praça das dores de José Louzeiro, O rei de quase tudo de Eduardo França, A última flor amarela de Luis carlos Coutinho, O menino maluquinho de Ziraldo, A bolsa amarela de Lygia Bojunga, Senhora de José de Alencar (Adaptação), A árvore que dava dinheiro de Domingos Pellegrini. Uma das professoras já havia preparado em casa uma lista com algumas dessas obras que havia lido e já trabalhado com seus alunos. A exposição de sua experiência foi muito proveitosa e enriquecedora, pois para aquelas que têm pouca experiência com a leitura de livros em sala de aula foi uma oportunidade de influenciar e incentivar como nunca! Finalizamos o encontro com a entrega do Kit de Sobrevivência para cada professora em homenagem ao dia da professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário