quarta-feira, 4 de novembro de 2009

VISITA PEDAGÓGICA E OFICINA DO TP6 PARTE 2: BOM JESUS DO ARAGUAIA-MT

Fiz a visita pedagógica (09/10/2009) nesse município para quatro professores na Escola Estadual Professor Gerson Carlos da Silva.
1) Ilma Maria Soares Silva: O processo de produção textual: revisão e edição – AAA6, Aula 2 – Ler, reler, rever e compreender, p. 78: A partir de texto produzido pelos alunos, revisar o texto de um colega, fazendo as interferências necessárias.
“Cuide bem de sua água e viva melhor”. Assisti à aula durante uma hora.

Texto original:
A água da cidade de Bom Jeus do Araguaia esta numa cituação pescima. Você tem que tomar uma iniciativa pra acabar com a água de cisterna.
* Cobrar dos governantes.
* Tem que fazer manifesto.
* Se você começar a fazer isso todos vai ver que esta no caminho certo.
* Até isso não acontecer você tem que tomar certas medidas.
* Tomar água fervida e filtrada.
* Tampar bem os poços.
* Colocar cloro dentro deles.
* Fazer as foceis o mais longe possível.

Com tranquilidade, a professora conduziu a aula sem demonstrar pressa de obter logo os resultados. Trabalha bem cada etapa da revisão e da edição.

2) Ivanilde Batista Ferreira Correia: Produção textual: planejamento e escrita – AAA6, Aula 2 - Para construir um texto poético, p. 53: Escolher a foto de alguém especial e apresentá-la aos colegas a fim de produzir um retrato poético.
Durante a apresentação, foi necessário que a professora chamasse a atenção de alguns alunos várias vezes. Um aluno não quis apresentar a foto escolhida. Outra aluna emocionou-se ao falar sobre alguém que perdera. A professora esclareceu a atividade e os alunos começaram a fazer o retrato poético da pessoa querida com quem conviveu ou convive. Assisti à aula durante meia hora.

3) Neide Gomes Xavier: O processo de produção textual: revisão e edição – TP6, AP p. 141 – Revisar e editar perguntas e respostas sobre o uso de gírias no cotidiano.
Nessa oficina estiveram presentes quinze cursistas. A aula era continuação da atividade, ou seja, a etapa da edição. Os alunos estavam bastante agitados. Demoraram para se organizar. Aparentam mau humor, impaciência, desinteresse para com a atividade. A professora teve um pouco de dificuldades para direcionar alguns dos alunos. A sala é composta de alunos dentro e fora da fase escolar. Os alunos lidam com o cartaz com agressividade e desorganização.

4) Paula Érica Rodrigues de Lima: O processo de produção textual: revisão e edição – AAA6, Aula 3 – Avaliação, revisão e reescrita, p. 80: Produzir um texto baseado em imagens. Com criatividade, a professora leu primeiramente um texto relacionando-o com imagens afixadas no quadro. Solicitou que os alunos fizessem um esboço do texto da história, após cada grupo recortar e escolher cinco imagens de revistas como pedido pela professora.

No dia dez de outubro de 2009, segui o mesmo roteiro aplicado na oficina de Luciara-MT. Na socialização das atividades, predominou o AAA6p com as seguintes aulas: Defendendo ideias (p. 15); Organizar e defender ideias (p. 17); Planejar passo a passo (p. 49); Uma história maluca (p. 65); Ler, reler, rever e compreender (p. 78); Avaliação, revisão e reescrita (p. 80); Revisar o texto de um colega (p. 92); O que lemos? (p. 101); O espaço da poesia (p. 127). Os Avançando na Prática trabalhados foram os da página 39 (Textos publicitários para motivar a atividade de escrita), 91 (Texto sobre uma experiência inesquecível defendendo um ponto de vista: por que este evento é tão importante para a sua vida) e 141 (O uso de gírias no cotidiano), este foi o mais trabalhado. Foi unânime a opinião de que esse TP deu bastante trabalho, claro é o último do ciclo! Nós, professores, não nos sentimos seguros para trabalhar o conteúdo porque não temos a prática da escrita seguindo esse processo, mas reconhecemos como ele é importante principalmente a começar por nós numa cobrança que fica muito clara para que assim a nossa prática com esse assunto possa ser mais tranquilo com os educandos. Em grupos, os professores selecionaram as seguintes obras para serem trabalhadas com as séries finais do ensino fundamental: O fantástico mistério de Feiurinha de Pedro Bandeira, Dom Quixote de Miguel de Cervantes (Adaptação para o público juvenil) Rei Arthur Adaptação); De conto em conto (Coleção Literatura em minha casa), Meninos, eu conto (Coleção Literatura em minha casa), Quem conta um conto (Coleção Literatura em minha casa), Deixa que eu conto (Coleção Literatura em minha casa), Memórias da Emília de Monteiro Lobato, O pequeno príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, Romeu e Julieta de William Shakespeare (Adaptação), Comédias para se ler na escola de Luis Fernando Veríssimo, O cabelo de Lelê de Valéria Belém, Raul da ferrugem azul de Ana Maria Machado, O menino maluquinho de Ziraldo, Um livro, várias histórias (Autores diversos). A partir deles, várias motivações foram exemplificadas: Narrar superficialmente a história; ler trechos da obra; passar filme pós-leitura e fazer comparação; observar a temática do conjunto de contos e a comunicação de um com o outro; narrar um conto de um livro de contos; falar sobre o autor; fazer paralelo com filme brasileiro e estrangeiro sobre o romance do casal Romeu e Julieta; questionar sobre as origens dos alunos para apresentar a obra O cabelo de Lelê; destacar um personagem; provocar a curiosidade dos alunos para a leitura a partir de uma situação da realidade deles. Finalizamos o encontro com a entrega de um Kit de Sobrevivência para cada um dos cursistas em homenagem ao dia do professor, da professora, com a mensagem como se vê abaixo:

KIT DE SOBREVIVÊNCIA PARA O DIA-A-DIA

O que o professor precisa levar em seu kit: pá, elástico, curativo, lápis, borracha, chicletes, chocolate do amor, perfume e saquinho de chá. Para quê? Vejamos:

Para lembrar que o(a) professor(a)sempre escava as qualidades dos alunos e os encoraja.

ELÁSTICO
Para lembrarmos de sermos flexíveis, as coisas nem sempre acontecem do jeito que queremos, mas no final dão certo. e

CURATIVO
Para lembrarmos de curar sentimentos de dor, tristeza, feridas, tanto nossos quanto dos demais.
CHICLETE
Para lembrar que se nos esticarmos, podemos realizar qualquer coisa.

BORRACHA
Para apagar as dificuldades e problemas que, invariavelmente, surgem.

LÁPIS
Para lembrar de anotar diariamente todos os favores e bênçãos que recebemos e agradecer as que virão.

CHOCOLATE DO AMOR
Para lembrar que todo mundo necessita de um abraço e que seus alunos são os doces mais gostosos da terra e você professor(a) “adoça” esse doce.

PERFUME
Para lembrar que somos como as flores, deixamos um pouco do nosso perfume por onde passamos.

E, finalmente o SAQUINHO DE CHÁ... Para quê?

Para você ter um tempo, relaxar e fazer uma lista das suas conquistas diárias e sonhar, por que “um sonho” é apenas o começo de tudo.

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