17/08/2010 – ENSINO MÉDIO/EJA – SALA DE PROFESSOR:
1- O que foi o dia 11 de agosto/ENEM: Não aconteceu. Motivos que impediram o não-acontecimento: a) Prestação de contas de 2009 estava pendente e a diretora e a coordenadora assumiram a função da secretaria para isso; b) A secretária estava de licença para saúde e está agora de licença-prêmio; c) Houve aula normal; d) Não houve delegação a fim de que um professor pudesse auxiliar em alguma atividade. Ressaltei a importância da delegação de responsabilidades em caso de necessidade. É preciso contar com os professores que estão dispostos a trabalhar em equipe.
2- Resultados dos encaminhamentos das atividades da segunda etapa da formação feita em junho/2010: trabalharam a temática no Sala de Professor a fim de aplicarem aos alunos. E o fizeram. Cada professor solicita aos alunos ao final da aula um resumo sobre o que foi trabalhado que fará parte de uma pasta de Produção Escrita para cada disciplina.
3- Terceira e última etapa da Formação em Procedimentos de Estudo: 1) Um pouco de teoria - Ensino de gêneros textuais na escola, Revista Na Ponta do Lápis – ano V – nº 11, p.6-7; Na prática a teoria é outra? Revista Na Ponta do Lápis – ano III – nº 5, p. 14-15; 2) Exemplo de relatos feitos por professoras da Educação Fundamental II e EJA - De impressões à performance, de Ivana de Macedo Matos e Produzindo experiências com o estudo da cultura visual – uma atividade desenvolvida na EJA, de Fabíola Cristina Alves (www.artenaescola.org.br); 4) Produção textual: o documentário e o relato de experiência, de Ana Graziela Cabral (www.portaldoprofessor.mec.gov.br); 5) Como elaborar um relatório (www.hidro.ufcg.edu.br). Como estavam presentes apenas professores da Àrea de Ciências da Natureza e Matemática, eles gostaram do estudo dos dois gêneros porque os dois são utilizáveis no processo de ensino com os alunos. O relatório inclusive está sendo trabalhado por eles, entretanto não foi apresentada aos alunos a estrutura completa como a que foi trabalhada na formação. Combinaram entre si de apresentarem para os estudantes a estrutura abordada na formação. Ressaltaram a importância dessa formação para uma atividade que já está sendo solicitada e trabalhada com os alunos. Acredito que isso seja Sala do Professor. Contribuir para que o professor tenha condições de aplicar uma metodologia em consonância com as suas necessidades reais e vivenciadas em um tempo real, ou seja, o tempo presente.
18/08/2010 – DIAGNÓSTICO:
1- Verificar os resultados dos diagnósticos aplicados para o Ensino Médio e EJA na área de Língua Portuguesa. Demais áreas, resultados dos diagnósticos a serem encaminhados aos formadores respectivos: RESULTADOS DO DIAGNÓSTICO – A coordenação sentou com cada um dos professores cobrando o diagnóstico e esclarecendo dúvidas sobre a sua aplicação. O professor de Biologia (8445 3153), professor Sérgio vai delimitar a aplicação do diagnóstico para os descritores já trabalhados este ano com o 3º ano do Ensino Médio. O professor Zecão já preparou o mecanismo de avaliação para aplicar aos alunos. O professor Carlos após conversa com a formadora de Matemática, Zulmara, está preparando o seu mecanismo de avaliação para aplicar aos alunos. A coordenadora sentiu dificuldades de ajudar mais os professores, entretanto registrou as dificuldades deles para conversar com a formadora Judite. Reforcei a importância de um prazo. O diagnóstico ganhou sentido para os professores porque ele poderá auxiliar na construção do SP 2011, ou seja, a partir do que se verificar de aprendizagem dos alunos durante o ano letivo de 2010.
19/08/2010 – CONVERSA COM A DIREÇÃO E A COORDENAÇÃO:
1- Como anda o Projeto Sala de Professor/Projetos aplicados pela escola (andamento): A diretora compartilhou que estão discutindo os encaminhamentos da formação de procedimentos de estudo. Como se deve seguir na aplicação de gêneros com os alunos grifos, fichamentos, resumo, devido à dificuldade de leitura e escrita na entrega de textos. Os professores solicitam dos alunos registros do que aconteceu em sala de aula. Sempre em forma de resumo. Ainda dentro do SP discutem os projetos como o que os professores Carlos Alberto e Sérgio estão trabalhando: 1.1- Documentário sobre o os impactos ambientais no município de Luciara-MT. Os alunos fazem pesquisa de campo, entrevista. O projeto está em andamento e a pretensão é de se concluir até o final de setembro/2010, trabalhando a valorização do lugar e a partir do que for levantado adquirir conhecimento (solicitei uma cópia do projeto e ficaram de repassar por e-mail). 1.2- Em relação à demanda formativa o SP tem discutido e trabalhado o que vem surgindo a partir das necessidades do professor: Teoria de projetos, eles têm estudado a teoria e trabalhado conteúdos com os alunos através de projetos; História e cultura afro brasileira que está sendo trabalhada pelo professor Zecão, Área de Ciências Humanas. 1.3- Apenas quatro professores fazem o SP: Carlos Alberto, Márcio, Sérgio e Zecão. A diretora e a coordenadora querem o modelo de SP da Tancredo quanto à distribuição por área. Querem o PPP da Tancredo para seguirem a estrutura na construção de seu PPP. Elas aprovaram fazer o SP por área a partir deste semestre. Elas vão alterar o SP para que os professores trabalhem por área. 1.4- Projeto urbanização do espaço escolar com árvores frutíferas/Não SP. O projeto surgiu da necessidade de ajudar na climatização da escola, também para auxílio da merenda escolar quanto à produção de suco, já que na cidade não há venda de polpa, apenas o de garrafa, pretende-se que essas árvores produzam frutos para a merenda dos alunos. Pretende que seja culminado com o plantio das árvores com o apoio de toda a comunidade escolar. 1.5- O projeto da horta ainda não teve início. A verba foi contemplada, mas não liberada. A área de Ciências Naturais vai trabalhar diretamente com esse projeto. 1.6- Formação Pontuada/Não SP: Ensino Médio Profissionalizante (formação humana e cultural) com o apoio e orientação do professor formador de História, Rodrigo.
2- OLP (resultados na escola): O professor diz para a coordenação e direção que os alunos estão desmotivados e que não conseguiu concluir as oficinas porque tinha apenas uma aula e isso quebrava a dinâmica das oficinas. Quanto a esse problema já se resolveu porque se modificou o horário para ajudar tanto professor quanto os alunos. O professor não terminou de aplicar a oficina, portanto não houve seleção de texto para envio à etapa municipal.
3- Solicitação de acompanhamento para o professor de algum professor formador do Cefapro: Professora formadora Zulmara em Matemática. Professor Rodrigo para orientar sobre o EM Profissionalizante.
4- SIGA: O professor Sérgio questiona quanto ao preenchimento do primeiro semestre ser obrigatório. Se for obrigatório, há prazo para isso? Há possibilidades de se registrar apenas o segundo semestre/2010?
5- ALTERAÇÃO DE HORÁRIO DE AULAS: A direção, coordenação e professores discutiram e alteraram o horário para facilitar o trabalho pedagógico e a aprendizagem dos alunos. A cada quinzena o horário é alterado: o professor tem quatro aulas seguidas diariamente numa turma. A coordenadora Evódia pesquisa sobre o horário alterado com os alunos e, segundo ela, depõem que estão gostando da nova distribuição. Os professores estão apoiando a ideia. Se o professor precisa de mais uma semana para terminar o trabalho aí a coordenadora programa a redistribuição do horário no final da etapa quinzenal. A coordenadora pesquisou quantas aulas o professor deve ministrar até o final de dezembro/2010. Se fechar a carga horária numa turma, ele continuará o trabalho em outra. Não há problemas de não-cumprimento de carga horária. A avaliação continua sendo bimestral. A alteração se deu por reclamação de professores e alunos quanto às aulas fragmentadas. Pode dar aulas a mais, não a menos. Se faltam duas, ele vai dar mais duas para fechar o bloco.
6- A secretária não corresponde aos requisitos para a função, além de estar de licença.
7- O técnico que trabalha no laboratório de informática não tem formação para a secretaria e está fazendo esse trabalho.
8- A coordenação providenciou pastas para os professores organizarem as produções escritas dos alunos. Essas produções são resumos escritos ao final da aula. Há cobrança por parte da coordenação e professores da Biologia/Química, Matemática/Física, Filosofia/História, Geografia apresentam periodicamente resultados parciais. A coordenadora marcou o mês de setembro/2010 para socialização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário