Sala de Educador

SALA DE EDUCADOR
da ee PROF. JOÃO REZENDE DE AZEVEDO

Data do encontro: 28/09/2012
Período: Das 7h às 11h e das 13h às 17h (8 horas)
Local do encontro: EE Prof. João Rezende de Azevedo
Município: Alto Boa Vista UF: Mato Grosso
Coordenadoras do encontro: Coordenadoras Pedagógicas Liliane e Rosalina
Público Alvo: Profissionais Docentes e a Equipe Gestora da Escola
Participação do Cefapro:          Professora Formadora Judite Ferreira Souza (Responsável pelo acompanhamento da escola) e Professora Formadora Maria de Lourdes Jorge de Sousa (Responsável pelo acompanhamento do grupo de estudo do 1º e 2º Ciclos do Sala de Educador)
Objetivo Geral – Formar o corpo docente e a gestão da escola para o trabalho de organização do ensino por Complexo Temático como implantação e implementação das Orientações Curriculares da Educação Básica de Mato Grosso.
Objetivos Específicos – Assistir e debater sobre o vídeo da TV ESCOLA – GRANDES EDUCADORES: “Paulo Freire”; Ler, discutir e debater textos teóricos (OCs, “Complexo Temático – Os professores como intelectuais transformadores”) sobre Complexo Temático; abordar, discutir e esclarecer, se possível, dúvidas sobre as etapas da investigação socioantropológica (Sílvio Rocha) e da construção do Complexo Temático (Roteiro elaborado por Sílvio Rocha e trabalhado no encontro formativo das OCs em SFA-MT) a fim de possibilite à escola pensar a organização de seu ensino por Complexo Temático.
Conteúdos – Organização do Ensino por Complexo Temático
Tempo Estimado – 8h

Sala de Educador EE Prof. João Rezende de Azevedo (Alto Boa Vista-MT):

SALA DE EDUCADOR da 3ª fase II ciclo e III ciclo
ee prof. JOÃO REZENDE DE AZEVEDO

Data do encontro: 20/06/2012
Período: Das 7h às 11h e das 13h às 17h (8 horas)
Local do encontro: EE Prof. João Rezende de Azevedo
Município: Alto Boa Vista UF: Mato Grosso
Coordenadoras do encontro: Profª Judite Ferreira Souza (Formadora)
Profª Maria de Lourdes Jorge de Sousa (Formadora)
Público Alvo: Profissionais docentes dos Ciclos de Formação Humana
Participação do Cefapro: Professora Formadora Judite Ferreira Souza e Professora Formadora Maria de Lourdes Jorge de Sousa, responsáveis pelo acompanhamento dos grupos de estudo do Sala de Educador
Objetivo Geral:
Trabalhar as concepções dos Ciclos de Formação Humana no Ensino Fundamental, com uma atenção direcionada para a avaliação. 
Objetivos Específicos:
Dialogar sobre as concepções dos Ciclos de Formação Humana e, mais especificamente, a avaliação como práxis emancipatória;
Refletir sobre o que e como avaliar nos Ciclos de Formação Humana;
Reapresentar diagnóstico/recorte (3ª Fase do 2º e 3º Ciclos) baseado nos relatórios descritivos (2011) constantes no SIGESCOLA.
Analisar, em grupos (Ciclo e Área), relatórios descritivos de avaliação dos alunos na perspectiva dos Ciclos de Formação Humana;
Elaborar relatórios descritivos de avaliação de aluno PPAP, em grupos (Ciclo e Área).
Ementa
Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso: Ciclos de Formação Humana (Concepções, Avaliação, Relatório Descritivo)
Metodologia:
Exposição oral com auxílio de Power Point, atividades orais, de leitura e escrita em grupos menores e no grupo maior, discussão, vídeo para debate.
Atividades Gerais
Acolhimento: Vídeo “Pedagogia: Cotidiano Escolar”, disponível em:
Participação da proposta de trabalho;
Mapeamento do conhecimento e dos questionamentos dos professores em relação à avaliação nos Ciclos de Formação Humana;
Diálogo sobre os Ciclos de Formação Humana e, mais especificamente, a avaliação como práxis emancipatória/Vídeo: “TV Escola - Avaliação & Aprendizagem: O que é avaliação”;
Reflexão sobre o que e como avaliar nos Ciclos de Formação Humana (Relatórios Descritivos);
Vídeo: “TV Escola - Avaliação & Aprendizagem: Ciclo de Aprendizagem e Avaliação” (Vivência da Escola Maria Emília Cantarelli, Belém do São Francisco-PE);
Reapresentação do diagnóstico/recorte (3ª Fase do 2º e 3º Ciclos) baseado nos relatórios descritivos (2011) constantes no SIGESCOLA;
Vídeo: “TV Escola - Avaliação & Aprendizagem: Avaliação e Contexto Social” (Vivência da Escola Nicanor Ferreira Nunes, São Gonçalo-RJ);
Análise, em grupos (Ciclo e Área), de relatórios descritivos de avaliação na perspectiva dos Ciclos de Formação Humana;
Socialização para o grupo maior da análise feita nos grupos menores;
Elaboração de relatórios descritivos de avaliação de aluno PPAP, em grupos (Ciclo e Área);
Socialização dos relatórios elaborados para o grupo maior;
Possibilidades de reescrita – Relatórios descritivos (Alunos PS e PPAP, 3ª Fase, 2º Ciclo, 1º Semestre/2012)
Avaliação da formação.
Encaminhamentos.

Sala de Educador EE Profª Hilda Rocha Souza (SFA-MT):

SALA DE EDUCADOR da 3ª fase do ii ciclo e III ciclo
ee profª hilda rocha souza

Data do encontro: 29 e 31/05/2012
Período: Das 14h às 17h (3 horas)
Local do encontro: EE Profª Hilda Rocha Souza
Município: São Félix do Araguaia UF: Mato Grosso
Coordenadoras do encontro: Profª Maria Leonice Neves Braga (Coordenadora Pedagógica) e Profª Judite Ferreira Souza (Formadora)
Público Alvo: Profissionais docentes da 3ª Fase do II Ciclo e III Ciclo
Participação do Cefapro: Professora Formadora Judite Ferreira Souza, responsável pelo acompanhamento do grupo.
Objetivos:
Ler as OCs – Linguagens e suas Tecnologias (II e III Ciclo);
Discutir e debater pontos importantes da caracterização da área e os textos de cada disciplina.
Esclarecer possíveis dúvidas a partir da leitura e interpretação do texto;
Identificar a presença das disciplinas nos descritores do quadro da área;
Identificar a presença dos descritores na sequência didática-exemplo de cada disciplina para a compreensão do que seja a implementação das OCs no planejamento das aulas.
Sugerir atividades, de preferência, que atendam à área e que venham a ser trabalhadas com os alunos, bem como, posteriormente, serem socializadas no Sala de Educador para articulação entre teoria e prática.
Ementa
Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso – Linguagens e suas Tecnologias (II e III Ciclo)
Metodologia
Exposição oral, discussão, atividades com textos (leitura e oralidade) em grupo, vídeo.
Atividades Gerais
Acolhimento – Vídeo “Motivado x Bola Murcha” (Godri); Slides “O valor da competência”
Atividade – Leitura, discussão, debate e esclarecimento de pontos importantes da apresentação e caracterização da área – Linguagens e suas Tecnologias (II e III Ciclo)
Exemplo de projeto interdisciplinar: “Projeto – Calma! Não é o fim do mundo”, disponível em:
http://aprenderaensinardiferente.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html; “Preservação de Paraty” (Revista Nova Escola, Maio/2012, p. 96-97)
Vídeo: “O que é transdisciplinaridade”, disponível em:
Atividade escrita: Entendendo o conceito “Transdisciplinaridade”.
Vídeo “Complexidade e Interdisciplinaridade em Morin”, disponível em:
Cada participante do encontro fará a leitura de uma das disciplinas da área (II e III Ciclos) e, seguindo um roteiro, identificará, no percurso da leitura, os aspectos importantes da disciplina.
Socialização para o grupo maior, com troca de experiências, sobre o que já se faz num diálogo com o documento curricular, o que ainda não se faz e o que se faz que não dialoga com a proposta das OCs.
A partir do quadro de eixos/capacidades/descritores da área, identificar nos textos descritores a presença da(s) disciplina(s).
Com a proposta-exemplo de sequência didática para cada disciplina, identificar descritores do quadro constantes das sequências, observando como se deve dar a implementação das OCs no trabalho pedagógico.
Fechamento do encontro/Avaliação: O que vimos hoje? O que é novo para mim? Quais as dificuldades e dúvidas?
Material Necessário
Vídeo e Slides
Cópia da pauta
Lista de frequência
Cópia de textos (OCs Linguagens e suas Tecnologias)


Sala de Educador "Olhar de Águia":

NÃO DOCENTES DA ASSESSORIA PEDAGÓGICA, CEFAPRO E UAB - SFA-MT






 ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA-CEFAPRO
SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA-MT

SALA DE EDUCADOR “OLHAR DE ÁGUIA”
A LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO DO FUNCIONÁRIO EDUCADOR
Data do encontro: 04/06/2012
Local do encontro: Salão de Eventos do CEFAPRO de SFA-MT e Laboratório de Informática
Município: São Félix do Araguaia UF: Mato Grosso
Docentes: Prof.ªs Esps. Judite Ferreira Souza
Público Alvo: Profissionais não docentes (secretários, técnicos administrativos e apoio) do CEFAPRO, Assessoria Pedagógica e UAB de São Félix do Araguaia-MT.
Objetivos:
·          Conhecer aspectos que fazem ou não fazem parte de correspondência oficial: a ata.
·          Comparar esses aspectos com um modelo de ata.
Ementa
·          Correspondência oficial: Ata
Metodologia:
·          Leitura e discussão no grupo.
6º período – 04/06/2012 (3 horas)
Horário
Atividades
Material necessário
Tarde
14h
às
17h
Acolhimento
Vídeo/Slide: “Nunca desista dos seus sonhos” (Motivação)
Atividades
Correspondência oficial: a ata
O que é; Quem a redige; Como se escreve; As partes de uma ata (introdução, desenvolvimento e fecho/encerramento); cuidados a serem tomados para evitar rasuras, retificar e/ou corrigir erros constatados durante e após a escrita; resumo sobre elaboração de atas
(http://www.nre.seed.pr.gov.br/toledo/arquivos/File/elaboracao_atas.pdf); modelo de ata – “Ata da Quinta Sessão Ordinária do Conselho Escolar da Escola Municipal Paulo Freire”
Avaliação da formação (Oral): Conteúdo ministrado na formação, metodologia de trabalho durante os encontros, material trabalhado na formação, atuação da formadora.
Dinâmica – Contribuição de participante do Sala de Educador “Olhar de Águia” (Zeyla)
Confraternização de encerramento da formação “A língua portuguesa na formação do funcionário educador”
Vídeo
Cópia da pauta
Lista de frequência
Cópia de textos
Publicação do MEC - Profuncionário: Produção textual na educação escolar (p. 56, 58)
Internet
Judite Ferreira Souza – Professora formadora de Língua Portuguesa no Polo de São Félix do Araguaia - CEFAPRO/SEDUC-MT.

                                ESTADO DE MATO GROSSO                     
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA-CEFAPRO
SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA-MT

SALA DE EDUCADOR “OLHAR DE ÁGUIA”
A LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO DO FUNCIONÁRIO EDUCADOR
Data do encontro: 30/05 e 01/06/2012
Local do encontro: Salão de Eventos do CEFAPRO de SFA-MT e Laboratório de Informática
Município: São Félix do Araguaia UF: Mato Grosso
Docentes: Prof.ªs Esps. Judite Ferreira Souza
Público Alvo: Profissionais não docentes (secretários, técnicos administrativos e apoio) do CEFAPRO, Assessoria Pedagógica e UAB de São Félix do Araguaia-MT.
Objetivos:
·          Socializar atividades à distância: Elaboração de Requerimento;
·          Conhecer modelos de Requerimentos da SEDUC e da SAD;
·          Padronizar no Word o Requerimento elaborado;
·          Conhecer os passos para a elaboração adequada de e-mail;
·          Produzir e-mail e enviar, em anexo, o requerimento elaborado, conforme o estudo sobre esses textos oficiais (Requerimento e E-mail), no Laboratório de Informática do CEFAPRO.
Ementa
·          Redação oficial: Ofícios (Requerimento e E-mail)
·          TICs: Edição de Texto no Word (Digitação, Formatação), Internet (E-mail)
Metodologia:
·          Exposição oral, discussão em grupo, atividades escritas e orais, produção de texto escrito/digital.
5º período – 30/05 e 01/06/2012 (3 horas)
Horário
Atividades
Material necessário
Tarde
14h30
às
16h
Acolhimento
Vídeo/Slide: “O Valor da Competência”
Atividades
Socialização da tarefa à distância:
Leitura para o grupo da atividade escrita individual de elaboração de requerimento e colaboração dos colegas na adequação do ofício escrito.
Redação oficial: rompendo as barreiras da escrita
Requerimento – Edição no Word: digitação, formatação, tema/composição/estilo do ofício/requerimento (Laboratório de Informática)
Proposta:
Correio Eletrônico (E-Mail)
Passos para elaborar e-mail adequadamente
Produzindo e-mail: digitação, formatação, tema/composição/estilo do e-mail e envio com texto (requerimento) em anexo.
Proposta:
Escreva um e-mail ao seu chefe imediato, informando-lhe sobre o requerimento (anteriormente escrito) enviado em anexo.
Não esqueça de escrevê-lo adequadamente como observado nas dicas para a produção de e-mail.
Fechamento do dia/Oralmente: O que vimos hoje? O que é novo para mim? Quais as dificuldades e dúvidas?
Vídeo/Slide
Cópia da pauta
Lista de frequência
Cópia de textos e atividades
Publicação do MEC - Profuncionário: Produção textual na educação escolar

Judite Ferreira Souza – Professora formadora de Língua Portuguesa no Polo de São Félix do Araguaia - CEFAPRO/SEDUC-MT.

                                ESTADO DE MATO GROSSO                     
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA-CEFAPRO
SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA-MT

SALA DE EDUCADOR “OLHAR DE ÁGUIA”
A LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO DO FUNCIONÁRIO EDUCADOR
Data do encontro: 23/05/2012
Local do encontro: Salão de Eventos do CEFAPRO de SFA-MT
Município: São Félix do Araguaia UF: Mato Grosso
Docentes: Prof.ªs Esps. Judite Ferreira Souza e Mariuza Marinho Lopes
Público Alvo: Profissionais não docentes (secretários, técnicos administrativos e apoio) do CEFAPRO, Assessoria Pedagógica e UAB de São Félix do Araguaia-MT.
Objetivos:
·          Socializar e corrigir atividades à distância.
·          Expor de forma dialogada e com o apoio de Power Point as novas normas da língua portuguesa que serão obrigatórias a partir de 1º de janeiro de 2013, conforme solicitação de participante do Sala de Educador em uma das avaliações no final de um dos encontros.
·          Produzir comunicações oficiais, relacionadas à rotina de trabalho (Solicitação e Requerimento)
Ementa
·          Coerência textual: construção da coerência textual.
·          Coesão textual: marcas de coesão
·          Novo acordo ortográfico
·          Redação oficial: Ofícios (Solicitação e Requerimento)
Metodologia:
·          Exposição oral, atividades com textos de escrita, leitura e oralidade em duplas, grupos, grupo maior, vídeo.
4º período – 23/05/2012 (3 horas)
Horário
Atividades
Material necessário
Tarde
14h30
às
17h30
Acolhimento
Vídeo: “Motivação – Gato x Cachorro” (Godri)
Atividades
Socialização da tarefa à distância:
Leitura para a turma do registro da versão escrita da história de imagens que o participante criou, conforme tarefa indicada no encontro anterior.
Discussão e correção com o grupo da tarefa à distância:
Atividade: Identificar elementos linguísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto. (Ver p. 30-31 “Produção Textual” (Profuncionário)
Aprimoramento de texto: Produção escrita de biografia a partir de modelo (tarefa do encontro anterior).
Novo acordo ortográfico: Antes e Agora
Redação oficial: rompendo as barreiras da escrita
Solicitação
Requerimento
Fechamento do dia: O que vimos hoje? O que é novo para mim? Quais as dificuldades e dúvidas?
Vídeo
Cópia da pauta
Lista de frequência
Cópia de textos e atividades

Judite Ferreira Souza – Professora formadora de Língua Portuguesa no Polo de São Félix do Araguaia - CEFAPRO/SEDUC-MT.

                                ESTADO DE MATO GROSSO                     
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA-CEFAPRO
SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA-MT

SALA DE EDUCADOR “OLHAR DE ÁGUIA”
A LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO DO FUNCIONÁRIO EDUCADOR
Data do encontro: 11/05/2012
Local do encontro: Salão de Eventos do CEFAPRO de SFA-MT
Município: São Félix do Araguaia UF: Mato Grosso
Docentes: Prof.ªs Esps. Judite Ferreira Souza e Mariuza Marinho Lopes
Público Alvo: Profissionais não docentes (secretários, técnicos administrativos e apoio) do CEFAPRO, Assessoria Pedagógica e UAB de São Félix do Araguaia-MT.
Objetivos:
·          Trabalhar com textos para observar a construção da coerência textual.
·          Trabalhar com texto para observar como se apresentam as marcas de coesão.
Ementa
·          Coerência textual: construção da coerência textual.
·          Coesão textual: marcas de coesão
Metodologia:
·          Exposição oral, atividades com textos de escrita, leitura e oralidade em duplas, grupos, grupo maior, vídeo, jogo.
3º período – 11/05/2012 (3 horas)
Horário
Atividades
Material necessário
Manhã
8h
às
11h
Acolhimento
Vídeo: “Nóis na fita - Pleonasmo”
Atividades
Entrega e socialização da tarefa à distância: Entrevista de um colega de trabalho e produção escrita de biografia a partir de modelo
Coerência textual: A construção da coerência textual
Atividade 1: Identificar como se constrói a unidade de sentido em textos não-verbais.
Atividade 2: Identificar como se constrói a unidade de sentido em textos verbais (Deveres e Proibições do Servidor Público de MT).
Atividade 3: Analisar a construção da coerência textual através do jogo Q.P. Brasil – O jogo da argumentação, distinguindo argumentos favoráveis de contrários e observando elementos que favorecem a coerência do texto como favorável ou contrário.
Coesão textual: Marcas de Coesão
Atividade: Identificar elementos linguísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto.
Vídeo: Jô Soares (Aula de Ortografia)
Fechamento do dia: O que vimos hoje? O que é novo para mim? Quais as dificuldades e dúvidas?
Vídeos
Cópia da pauta
Lista de frequência
Publicação do MEC – Gestar: TP5
Cópias das atividades
Caderno do Professor da OLP: Pontos de Vista
Q.P. Brasil – O jogo da argumentação
Estatuto do Servidor Público de MT
Judite Ferreira Souza – Professora formadora de Língua Portuguesa no Polo de São Félix do Araguaia - CEFAPRO/SEDUC-MT.

                                ESTADO DE MATO GROSSO                     
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA-CEFAPRO
SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA-MT

SALA DE EDUCADOR “OLHAR DE ÁGUIA”
A LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO DO FUNCIONÁRIO EDUCADOR
Data do encontro: 25/04/2012
Local do encontro: Salão de Eventos do CEFAPRO de SFA-MT
Município: São Félix do Araguaia UF: Mato Grosso
Docentes: Prof.ªs Esps. Judite Ferreira Souza e Mariuza Marinho Lopes
Público Alvo: Profissionais não docentes (secretários, técnicos administrativos e apoio) do CEFAPRO, Assessoria Pedagógica e UAB de São Félix do Araguaia-MT.
Objetivos:
·          Trabalhar com textos para observar sua estrutura;
·          Trabalhar com textos para observar a continuidade de sentidos e a construção da coerência textual.
Ementa
·          Processo de leitura: a estrutura do texto; Coerência textual: continuidade de sentidos, construção da coerência textual.
Metodologia:
·          Exposição oral, atividades com textos de escrita, leitura e oralidade em duplas, grupos, grupo maior, vídeo, jogo.
2º período – 25/04/2012 (3 horas)
Horário
Atividades
Material necessário
Tarde
14h30
às
17h30
Acolhimento
Vídeo: “Quem mexeu no meu queijo?”
Atividades
Mergulho no texto: Como chegar à estrutura do texto?
Atividade 1: Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto.
Atividade 2: Definir a estrutura do texto para construir significados.
Coerência textual: Continuidade de sentidos
Atividade 3: Caracterizar a coerência em texto verbal.
Atividade 4: Caracterizar a coerência em texto não-verbal.
Atividade 5: Formar orações argumentativas com o uso de elementos articuladores  coerentes.
Coerência textual: A construção da coerência textual
Atividade 6: Identificar como se constrói a unidade de sentido em textos não-verbais.
Atividade 7: Identificar como se constrói a unidade de sentido em textos verbais (Deveres e Proibições do Servidor Público de MT).
Atividade 8: Analisar a construção da coerência textual através do jogo Q.P. Brasil – O jogo da argumentação, distinguindo argumentos favoráveis de contrários e observando elementos que favorecem a coerência do texto como favorável ou contrário.
Fechamento do dia: O que vimos hoje? O que é novo para mim? Quais as dificuldades e dúvidas?
Vídeo
Cópia da pauta
Lista de frequência
Publicação do MEC – Gestar: TP5, AAA5a, AAA5p.
Cópias das atividades
Caderno do Professor da OLP: Pontos de Vista
Q.P. Brasil – O jogo da argumentação
Estatuto do Servidor Público de MT
Judite Ferreira Souza – Professora formadora de Língua Portuguesa no Polo de São Félix do Araguaia - CEFAPRO/SEDUC-MT.

ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA-CEFAPRO
SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA-MT

SALA DE EDUCADOR “OLHAR DE ÁGUIA”
A LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO DO FUNCIONÁRIO EDUCADOR
Data do encontro: 18/04/2012
Local do encontro: Salão de Eventos do CEFAPRO de SFA-MT
Município: São Félix do Araguaia UF: Mato Grosso
Docentes: Prof.ªs Esps. Judite Ferreira Souza e Mariuza Marinho Lopes
Público Alvo: Profissionais não docentes (secretários, técnicos administrativos e apoio) do CEFAPRO, Assessoria Pedagógica e UAB de São Félix do Araguaia-MT.
Objetivos Gerais da Formação Presencial (20 horas):
·          Apresentar os objetivos da formação;
·          Ler, compreender e produzir textos em diferentes linguagens, relacionando-os a práticas educacionais e a documentos oficiais (ofício (solicitação e requerimento), memorando, circular, correio eletrônico e relatório);
·          Ler e produzir textos para usufruir de momentos de situação de comunicação, para interagir com o outro, vivenciar emoções e exercitar o imaginário.
Ementa
·          Leitura, compreensão e produção de textos. Desenvolvimento da leitura e escrita em documentos oficiais educacionais. A arte de ler, de escrever e de comunicar.
Metodologia:
·          Exposição oral, discussão em pequenos grupos, discussão e socialização no grande grupo, atividades de leitura e escrita de textos, vídeo.
1º período – 20/04/2012 (3 horas)
Horário
Atividades
Material necessário
Tarde
14h30
às
17h30
Abertura
-Apresentação da professora dando as boas vindas aos participantes.
Acolhimento
-Mensagem PPT: “Aluna Rosa”
Informações Iniciais
-Apresentação do Projeto de Formação Presencial
*                    Objetivos, pauta da formação;
*                    Lista de frequência
Atividades
Afinal, o que é texto?
- Atividade 1: Representar, por meio de desenho, de uma interessante situação de comunicação, oral ou escrita, vivida no dia.
- Atividade 2: Fazer um levantamento da presença de situações de produção de texto com função social no ambiente de trabalho. Quais são os textos e a finalidade a que se destinam.
- Atividade 3: Realizar atividade escrita.
- Atividade 4: Realizar atividade escrita.
O processo da leitura: Onde está o significado do texto?
Atividade 1: Reconhecer texto e leitor como criadores de significado.
Mergulho no texto: Como chegar à estrutura do texto?
Atividade 1: Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto.
Atividade 2: Definir a estrutura do texto para construir significados.
Fechamento do dia:
Vídeo: “Motivado x Bola Murcha” (Daniel Godri)
Mensagem em PPT
Cópia da pauta
Lista de frequência
Publicação do MEC - Profuncionário: Produção textual na educação escolar
Encarte de pautas para reuniões pedagógicas da Maleta do Formador, Ficha 1
Papel, giz de cera, caneta hidrocor
Publicação do MEC – Gestar: TP1 e TP4.
Vídeo

Judite Ferreira Souza – Professora formadora de Língua Portuguesa no Polo de São Félix do Araguaia - CEFAPRO/SEDUC-MT.

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