SALA DE EDUCADOR
da ee PROF. JOÃO REZENDE DE AZEVEDO
Data do encontro: 28/09/2012
Período: Das 7h às 11h e das 13h às 17h
(8 horas)
Local do encontro: EE Prof. João Rezende de
Azevedo
Município: Alto Boa Vista UF: Mato
Grosso
Coordenadoras do encontro: Coordenadoras Pedagógicas
Liliane e Rosalina
Público Alvo: Profissionais Docentes e a
Equipe Gestora da Escola
Participação do Cefapro: Professora Formadora Judite
Ferreira Souza (Responsável pelo acompanhamento da escola) e Professora Formadora
Maria de Lourdes Jorge de Sousa (Responsável pelo acompanhamento do grupo de
estudo do 1º e 2º Ciclos do Sala de Educador)
Objetivo Geral –
Formar o corpo docente e a gestão da escola para o trabalho de organização do
ensino por Complexo Temático como implantação e implementação das Orientações
Curriculares da Educação Básica de Mato Grosso.
Objetivos
Específicos – Assistir e debater sobre
o vídeo da TV ESCOLA – GRANDES EDUCADORES: “Paulo Freire”; Ler, discutir e
debater textos teóricos (OCs, “Complexo Temático – Os professores como
intelectuais transformadores”) sobre Complexo Temático; abordar, discutir e
esclarecer, se possível, dúvidas sobre as etapas da investigação
socioantropológica (Sílvio Rocha) e da construção do Complexo Temático (Roteiro
elaborado por Sílvio Rocha e trabalhado no encontro formativo das OCs em
SFA-MT) a fim de possibilite à escola pensar a organização de seu ensino por
Complexo Temático.
Conteúdos – Organização
do Ensino por Complexo Temático
Tempo Estimado –
8h
Sala de Educador EE Prof. João Rezende de Azevedo (Alto Boa Vista-MT):
SALA DE EDUCADOR da 3ª fase II ciclo e III ciclo
ee prof. JOÃO REZENDE DE
AZEVEDO
Data do encontro: 20/06/2012
Período: Das 7h às 11h e das 13h às
17h (8 horas)
Local do encontro: EE Prof. João Rezende de
Azevedo
Município: Alto Boa Vista UF: Mato
Grosso
Coordenadoras do encontro: Profª Judite Ferreira Souza (Formadora)
Coordenadoras do encontro: Profª Judite Ferreira Souza (Formadora)
Profª
Maria de Lourdes Jorge de Sousa (Formadora)
Público
Alvo: Profissionais
docentes dos Ciclos de Formação Humana
Participação
do Cefapro:
Professora Formadora Judite Ferreira Souza e Professora Formadora Maria de
Lourdes Jorge de Sousa, responsáveis pelo acompanhamento dos grupos de estudo
do Sala de Educador
Objetivo Geral:
Trabalhar as concepções dos Ciclos de Formação
Humana no Ensino Fundamental, com uma atenção direcionada para a avaliação.
Objetivos Específicos:
Dialogar sobre as concepções dos
Ciclos de Formação Humana e, mais especificamente, a avaliação como práxis emancipatória;
Refletir sobre o que e como
avaliar nos Ciclos de Formação Humana;
Reapresentar diagnóstico/recorte
(3ª Fase do 2º e 3º Ciclos) baseado nos relatórios descritivos (2011)
constantes no SIGESCOLA.
Analisar, em grupos (Ciclo e
Área), relatórios descritivos de avaliação dos alunos na perspectiva dos Ciclos
de Formação Humana;
Elaborar relatórios descritivos
de avaliação de aluno PPAP, em grupos (Ciclo e Área).
Ementa
Orientações Curriculares para o Estado de Mato
Grosso: Ciclos de Formação Humana (Concepções, Avaliação, Relatório Descritivo)
Metodologia:
Exposição
oral com auxílio de Power Point, atividades
orais, de leitura e escrita em grupos menores e no grupo maior, discussão,
vídeo para debate.
Atividades Gerais
Acolhimento: Vídeo “Pedagogia:
Cotidiano Escolar”, disponível em:
Participação da proposta de
trabalho;
Mapeamento do conhecimento e dos
questionamentos dos professores em relação à avaliação nos Ciclos de Formação
Humana;
Diálogo sobre os Ciclos de
Formação Humana e, mais especificamente, a avaliação como práxis emancipatória/Vídeo:
“TV Escola - Avaliação & Aprendizagem: O que é avaliação”;
Reflexão sobre o que e como
avaliar nos Ciclos de Formação Humana (Relatórios Descritivos);
Vídeo: “TV Escola - Avaliação
& Aprendizagem: Ciclo de Aprendizagem e Avaliação” (Vivência da Escola
Maria Emília Cantarelli, Belém do São Francisco-PE);
Reapresentação do
diagnóstico/recorte (3ª Fase do 2º e 3º Ciclos) baseado nos relatórios
descritivos (2011) constantes no SIGESCOLA;
Vídeo: “TV Escola - Avaliação
& Aprendizagem: Avaliação e Contexto Social” (Vivência da Escola Nicanor
Ferreira Nunes, São Gonçalo-RJ);
Análise, em grupos (Ciclo e
Área), de relatórios descritivos de avaliação na perspectiva dos Ciclos de
Formação Humana;
Socialização para o grupo maior
da análise feita nos grupos menores;
Elaboração de relatórios descritivos
de avaliação de aluno PPAP, em grupos (Ciclo e Área);
Socialização dos relatórios
elaborados para o grupo maior;
Possibilidades de reescrita –
Relatórios descritivos (Alunos PS e PPAP, 3ª Fase, 2º Ciclo, 1º Semestre/2012)
Avaliação da formação.
Encaminhamentos.
Sala de Educador EE Profª Hilda Rocha Souza (SFA-MT):
SALA DE EDUCADOR da 3ª fase do
ii ciclo e III ciclo
ee profª hilda rocha souza
ee profª hilda rocha souza
Data do encontro: 29 e 31/05/2012
Período: Das 14h às 17h (3 horas)
Local do encontro: EE Profª Hilda Rocha Souza
Município: São Félix do Araguaia UF: Mato
Grosso
Coordenadoras do encontro: Profª Maria Leonice Neves
Braga (Coordenadora Pedagógica) e Profª Judite Ferreira Souza (Formadora)
Público
Alvo: Profissionais
docentes da 3ª Fase do II Ciclo e III Ciclo
Participação
do Cefapro: Professora
Formadora Judite Ferreira Souza, responsável pelo acompanhamento do grupo.
Objetivos:
Ler as OCs
– Linguagens e suas Tecnologias (II e III Ciclo);
Discutir e
debater pontos importantes da caracterização da área e
os textos de cada disciplina.
Esclarecer
possíveis dúvidas a partir da leitura e interpretação do texto;
Identificar
a presença das disciplinas nos descritores do quadro da área;
Identificar
a presença dos descritores na sequência didática-exemplo de cada disciplina
para a compreensão do que seja a implementação das OCs no planejamento das
aulas.
Sugerir
atividades, de preferência, que atendam à área e que venham a ser trabalhadas
com os alunos, bem como, posteriormente, serem socializadas no Sala de Educador
para articulação entre teoria e prática.
Ementa
Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso
– Linguagens e suas Tecnologias (II e III Ciclo)
Metodologia
Exposição
oral, discussão, atividades com textos (leitura e oralidade) em grupo, vídeo.
Atividades
Gerais
Acolhimento – Vídeo “Motivado x Bola Murcha” (Godri);
Slides “O valor da competência”
Atividade – Leitura, discussão, debate e esclarecimento
de pontos importantes da apresentação e caracterização da área – Linguagens e
suas Tecnologias (II e III Ciclo)
Exemplo de projeto interdisciplinar: “Projeto – Calma! Não é o fim do mundo”, disponível em:
http://aprenderaensinardiferente.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html;
“Preservação de Paraty” (Revista Nova Escola, Maio/2012, p. 96-97)
Vídeo:
“O que é transdisciplinaridade”, disponível em:
Atividade
escrita: Entendendo o conceito “Transdisciplinaridade”.
Vídeo “Complexidade e Interdisciplinaridade em
Morin”, disponível em:
Cada participante do encontro fará a leitura de uma das
disciplinas da área (II e III Ciclos) e, seguindo um roteiro, identificará, no
percurso da leitura, os aspectos importantes da disciplina.
Socialização para o grupo maior, com troca de
experiências, sobre o que já se faz num diálogo com o documento curricular, o
que ainda não se faz e o que se faz que não dialoga com a proposta das OCs.
A partir do quadro de eixos/capacidades/descritores
da área, identificar nos textos descritores a presença da(s) disciplina(s).
Com a proposta-exemplo de sequência didática para
cada disciplina, identificar descritores do quadro constantes das sequências,
observando como se deve dar a implementação das OCs no trabalho pedagógico.
Fechamento do encontro/Avaliação: O que vimos hoje?
O que é novo para mim? Quais as dificuldades e dúvidas?
Material
Necessário
Vídeo e Slides
Cópia da pauta
Lista de frequência
Cópia de textos (OCs
Linguagens e suas Tecnologias)
Sala de Educador "Olhar de Águia":
Discutir e
debater pontos importantes da caracterização da área e
os textos de cada disciplina.
Esclarecer
possíveis dúvidas a partir da leitura e interpretação do texto;
Identificar
a presença das disciplinas nos descritores do quadro da área;
Identificar
a presença dos descritores na sequência didática-exemplo de cada disciplina
para a compreensão do que seja a implementação das OCs no planejamento das
aulas.
Sugerir
atividades, de preferência, que atendam à área e que venham a ser trabalhadas
com os alunos, bem como, posteriormente, serem socializadas no Sala de Educador
para articulação entre teoria e prática.
Ementa
Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso
– Linguagens e suas Tecnologias (II e III Ciclo)
Metodologia
Exposição
oral, discussão, atividades com textos (leitura e oralidade) em grupo, vídeo.
Atividades
Gerais
Acolhimento – Vídeo “Motivado x Bola Murcha” (Godri);
Slides “O valor da competência”
Atividade – Leitura, discussão, debate e esclarecimento
de pontos importantes da apresentação e caracterização da área – Linguagens e
suas Tecnologias (II e III Ciclo)
Exemplo de projeto interdisciplinar: “Projeto – Calma! Não é o fim do mundo”, disponível em:
http://aprenderaensinardiferente.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html;
“Preservação de Paraty” (Revista Nova Escola, Maio/2012, p. 96-97)
Vídeo:
“O que é transdisciplinaridade”, disponível em:
Atividade
escrita: Entendendo o conceito “Transdisciplinaridade”.
Vídeo “Complexidade e Interdisciplinaridade em
Morin”, disponível em:
Cada participante do encontro fará a leitura de uma das
disciplinas da área (II e III Ciclos) e, seguindo um roteiro, identificará, no
percurso da leitura, os aspectos importantes da disciplina.
Socialização para o grupo maior, com troca de
experiências, sobre o que já se faz num diálogo com o documento curricular, o
que ainda não se faz e o que se faz que não dialoga com a proposta das OCs.
A partir do quadro de eixos/capacidades/descritores
da área, identificar nos textos descritores a presença da(s) disciplina(s).
Com a proposta-exemplo de sequência didática para
cada disciplina, identificar descritores do quadro constantes das sequências,
observando como se deve dar a implementação das OCs no trabalho pedagógico.
Fechamento do encontro/Avaliação: O que vimos hoje?
O que é novo para mim? Quais as dificuldades e dúvidas?
Material
Necessário
Vídeo e Slides
Cópia da pauta
Lista de frequência
Cópia de textos (OCs
Linguagens e suas Tecnologias)
Sala de Educador "Olhar de Águia":
NÃO DOCENTES DA ASSESSORIA PEDAGÓGICA, CEFAPRO E UAB - SFA-MT
ESTADO DE
MATO GROSSO
SECRETARIA
DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE
FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA-CEFAPRO
SÃO FÉLIX
DO ARAGUAIA-MT
SALA DE EDUCADOR “OLHAR DE
ÁGUIA”
A LÍNGUA PORTUGUESA NA
FORMAÇÃO DO FUNCIONÁRIO EDUCADOR
Data do encontro: 04/06/2012
Local do encontro: Salão de Eventos do CEFAPRO de SFA-MT e
Laboratório de Informática
Município: São Félix do Araguaia UF: Mato Grosso
Docentes: Prof.ªs Esps. Judite Ferreira Souza
Público
Alvo: Profissionais
não docentes (secretários, técnicos administrativos e apoio) do CEFAPRO,
Assessoria Pedagógica e UAB de São Félix do Araguaia-MT.
Objetivos:
·
Conhecer aspectos que
fazem ou não fazem parte de correspondência oficial: a ata.
·
Comparar esses aspectos
com um modelo de ata.
Ementa
·
Correspondência
oficial: Ata
Metodologia:
·
Leitura e
discussão no grupo.
Judite Ferreira Souza – Professora formadora de Língua Portuguesa no Polo
de São Félix do Araguaia - CEFAPRO/SEDUC-MT.
|
ESTADO DE
MATO GROSSO
SECRETARIA
DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE
FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA-CEFAPRO
SÃO FÉLIX
DO ARAGUAIA-MT
SALA DE EDUCADOR “OLHAR DE
ÁGUIA”
A LÍNGUA PORTUGUESA NA
FORMAÇÃO DO FUNCIONÁRIO EDUCADOR
Data do encontro: 30/05 e 01/06/2012
Local do encontro: Salão de Eventos do CEFAPRO de SFA-MT e
Laboratório de Informática
Município: São Félix do Araguaia UF: Mato Grosso
Docentes: Prof.ªs Esps. Judite Ferreira Souza
Público
Alvo: Profissionais
não docentes (secretários, técnicos administrativos e apoio) do CEFAPRO,
Assessoria Pedagógica e UAB de São Félix do Araguaia-MT.
Objetivos:
·
Socializar atividades à
distância: Elaboração de Requerimento;
·
Conhecer modelos de
Requerimentos da SEDUC e da SAD;
·
Padronizar no Word o
Requerimento elaborado;
·
Conhecer os passos para a
elaboração adequada de e-mail;
·
Produzir e-mail e enviar, em
anexo, o requerimento elaborado, conforme o estudo sobre esses textos
oficiais (Requerimento e E-mail), no
Laboratório de Informática do CEFAPRO.
Ementa
·
Redação oficial:
Ofícios (Requerimento e E-mail)
·
TICs: Edição de
Texto no Word (Digitação, Formatação), Internet (E-mail)
Metodologia:
·
Exposição oral,
discussão em grupo, atividades escritas e orais, produção de texto
escrito/digital.
Judite Ferreira Souza – Professora formadora de Língua Portuguesa no Polo
de São Félix do Araguaia - CEFAPRO/SEDUC-MT.
|
ESTADO DE
MATO GROSSO
SECRETARIA
DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE
FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA-CEFAPRO
SÃO FÉLIX
DO ARAGUAIA-MT
SALA DE EDUCADOR “OLHAR DE
ÁGUIA”
A LÍNGUA PORTUGUESA NA
FORMAÇÃO DO FUNCIONÁRIO EDUCADOR
Data do encontro: 23/05/2012
Local do encontro: Salão de Eventos do CEFAPRO de SFA-MT
Município: São Félix do Araguaia UF: Mato Grosso
Docentes: Prof.ªs Esps. Judite Ferreira Souza e Mariuza
Marinho Lopes
Público
Alvo: Profissionais
não docentes (secretários, técnicos administrativos e apoio) do CEFAPRO,
Assessoria Pedagógica e UAB de São Félix do Araguaia-MT.
Objetivos:
·
Socializar e corrigir
atividades à distância.
·
Expor de forma dialogada e com
o apoio de Power Point as novas
normas da língua portuguesa que serão obrigatórias a partir de 1º de janeiro
de 2013, conforme solicitação de participante do Sala de Educador em uma das
avaliações no final de um dos encontros.
·
Produzir comunicações oficiais,
relacionadas à rotina de trabalho (Solicitação e Requerimento)
Ementa
·
Coerência textual:
construção da coerência textual.
·
Coesão textual:
marcas de coesão
·
Novo acordo
ortográfico
·
Redação oficial:
Ofícios (Solicitação e Requerimento)
Metodologia:
·
Exposição oral,
atividades com textos de escrita, leitura e oralidade em duplas, grupos,
grupo maior, vídeo.
Judite Ferreira Souza – Professora formadora de Língua Portuguesa no Polo
de São Félix do Araguaia - CEFAPRO/SEDUC-MT.
|
ESTADO DE
MATO GROSSO
SECRETARIA
DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE
FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA-CEFAPRO
SÃO FÉLIX
DO ARAGUAIA-MT
SALA DE EDUCADOR “OLHAR DE
ÁGUIA”
A LÍNGUA PORTUGUESA NA
FORMAÇÃO DO FUNCIONÁRIO EDUCADOR
Data do encontro: 11/05/2012
Local do encontro: Salão de Eventos do CEFAPRO de SFA-MT
Município: São Félix do Araguaia UF: Mato Grosso
Docentes: Prof.ªs Esps. Judite Ferreira Souza e Mariuza
Marinho Lopes
Público
Alvo: Profissionais
não docentes (secretários, técnicos administrativos e apoio) do CEFAPRO,
Assessoria Pedagógica e UAB de São Félix do Araguaia-MT.
Objetivos:
·
Trabalhar com textos para
observar a construção da coerência textual.
·
Trabalhar com texto para
observar como se apresentam as marcas de coesão.
Ementa
·
Coerência textual:
construção da coerência textual.
·
Coesão textual:
marcas de coesão
Metodologia:
·
Exposição oral,
atividades com textos de escrita, leitura e oralidade em duplas, grupos,
grupo maior, vídeo, jogo.
Judite Ferreira Souza – Professora formadora de Língua Portuguesa no Polo
de São Félix do Araguaia - CEFAPRO/SEDUC-MT.
|
ESTADO DE
MATO GROSSO
SECRETARIA
DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE
FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA-CEFAPRO
SÃO FÉLIX
DO ARAGUAIA-MT
SALA DE EDUCADOR “OLHAR DE
ÁGUIA”
A LÍNGUA PORTUGUESA NA
FORMAÇÃO DO FUNCIONÁRIO EDUCADOR
Data do encontro: 25/04/2012
Local do encontro: Salão de Eventos do CEFAPRO de SFA-MT
Município: São Félix do Araguaia UF: Mato Grosso
Docentes: Prof.ªs Esps. Judite Ferreira Souza e Mariuza
Marinho Lopes
Público
Alvo: Profissionais
não docentes (secretários, técnicos administrativos e apoio) do CEFAPRO,
Assessoria Pedagógica e UAB de São Félix do Araguaia-MT.
Objetivos:
·
Trabalhar com textos para
observar sua estrutura;
·
Trabalhar com textos para
observar a continuidade de sentidos e a construção da coerência textual.
Ementa
·
Processo de
leitura: a estrutura do texto; Coerência textual: continuidade de sentidos,
construção da coerência textual.
Metodologia:
·
Exposição oral,
atividades com textos de escrita, leitura e oralidade em duplas, grupos,
grupo maior, vídeo, jogo.
Judite Ferreira Souza – Professora formadora de Língua Portuguesa no Polo
de São Félix do Araguaia - CEFAPRO/SEDUC-MT.
|
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA-CEFAPRO
SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA-MT
SALA DE EDUCADOR “OLHAR DE ÁGUIA”
A LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO DO
FUNCIONÁRIO EDUCADOR
Data do encontro: 18/04/2012
Local do encontro: Salão
de Eventos do CEFAPRO de SFA-MT
Município: São Félix do Araguaia
UF: Mato Grosso
Docentes: Prof.ªs Esps. Judite
Ferreira Souza e Mariuza Marinho Lopes
Público Alvo: Profissionais não docentes (secretários,
técnicos administrativos e apoio) do CEFAPRO, Assessoria Pedagógica e UAB de
São Félix do Araguaia-MT.
Objetivos Gerais da Formação Presencial (20
horas):
·
Apresentar os objetivos da formação;
·
Ler, compreender e produzir textos em
diferentes linguagens, relacionando-os a práticas educacionais e a documentos
oficiais (ofício (solicitação e requerimento), memorando, circular, correio
eletrônico e relatório);
·
Ler e produzir textos para usufruir de
momentos de situação de comunicação, para interagir com o outro, vivenciar
emoções e exercitar o imaginário.
Ementa
·
Leitura, compreensão e produção de textos.
Desenvolvimento da leitura e escrita em documentos oficiais educacionais. A
arte de ler, de escrever e de comunicar.
Metodologia:
·
Exposição oral, discussão em pequenos grupos,
discussão e socialização no grande grupo, atividades de leitura e escrita de
textos, vídeo.
Judite Ferreira Souza – Professora formadora de Língua Portuguesa no Polo de São Félix do
Araguaia - CEFAPRO/SEDUC-MT.
|