“O que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”. (Rubem Alves - 2002)
- Peça para que as pessoas do grupo fechem os olhos por um instante, desliguem-se dos sons que estão à sua volta e imaginem-se num jardim. Que observem a diversidade, os detalhes e busquem uma flor diferente, fixando seu olhar sobre ela.
- Passados alguns minutos, distribua folhas e lápis de cor para que cada pessoa desenhe e pinte essa flor diferente como a percebeu/imaginou.
- Peça para que troquem o desenho com o colega, conversando sobre ele: o que imaginou e o que sentiu ao criá-lo. Se foi fácil/difícil pensar nesse jardim/flor.
- Listar com o grupo as idéias/sentimentos que apareceram e relacioná-las com o dia a dia escolar; com as belezas e dificuldades que aparecem, uma vez que tal como um jardim, a escola é o lugar da diversidade. Feita de pessoas/culturas diferentes que precisam conviver por muito tempo num mesmo espaço, como vamos valorizá-las? Que sementes/cuidados está precisando nosso jardim? Que compromissos pessoais e coletivos podemos assumir?
- Finalizar com a música Semente do Amanhã.
Música:
Sementes do Amanhã
Sementes do Amanhã
(Nunca Pare de Sonhar)
(Gonzaguinha)
Ontem o menino que brincava me falou/Que hoje é semente do amanhã/Para não ter medo que esse tempo vai passar/Não se desespere/Nem pare de sonhar/Nunca se entregue/Nasça sempre com as manhãs/Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar/Fé na vida/Fé no homem/Fé no que virá/Nós podemos tudo nós podemos mais/Vamos lá fazer o que será
Parabéns Querida! Suas oficinas estão indo muito bem, hein. Adorei o vídeo!
ResponderExcluir