Leitura, Interpretação e Produção: Poema "Bom Dia" (Gil&Milton)
1- Título do poema;
2- Tema abordado;
3- Gênero trabalhado em relação ao tema;
4- Leitura da figura relacionando-a ao texto;
5- Leitura preditiva;
6- Leitura silenciosa;
7- Debate sobre o resultado da predição e o fim do poema;
8- Convite a um ou mais alunos para fazer a leitura em voz alta.
Sugestão dos colegas: Montar um jogral para a leitura do poema-música.
Série adequada: 6º ao 9º ano
1- Por que o texto é caracterizado como poesia?
2- Que visão o texto apresenta sobre esse trabalhador?
3- Que aspectos visuais contribuem para o entendimento do texto?
4- Que aspecto do trabalho é caracterizado na canção?
5- Que aspectos do texto demonstram informalidade no uso da linguagem? Justifique.
6- Observe que as expressões “Acordou o dia”, “E o dia já levantou” podem estar se referindo a dois sentidos. Explique quais são eles.
Sugestão dos colegas: Questões 1 a 3 (6º ao 8º ano)
Série adequada: 9º ano
1- Com base no poema, descubra o enfoque que vai dar ao tema trabalho.
2- Produza um texto, procurando dar estrutura mais adequada a suas intenções.
3- Escolha o gênero que melhor se case com a exposição que queira fazer.
4- Troque o seu texto com os colegas e faça a leitura dele.
5- Diga o que gostou e o que não gostou do texto produzido pelo colega.
6- Diga a que gênero textual se refere o texto lido do colega.
Sugestão: Oferecer opções de gênero para alunos de 6º e 7º ano.
Série adequada: 6º ao 9º ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário