terça-feira, 9 de junho de 2009

Plano de Aula – TP3

Cronograma
8h
Acolhida
8h15
Comentários e sugestões sobre os assuntos e as atividades
8h45
Relato de experiência
9h30
Atividade proposta na oficina 5 do Caderno Formador
10h
Intervalo
10h15
Atividade proposta na oficina 5 do Caderno Formador
11h30
Avaliação
11h45
Introdução motivacional das Unidades 11 e 12
12h
Saída
Objetivos
-Acolher e motivar os cursistas para a oficina;
-Esclarecer e compartilhar as dúvidas sobre o Programa Gestar II e o conteúdo teórico do estudo individual do TP3, Unidades 9 e 10;
-Socializar as experiências vividas em sala de aula através da lição de casa;
-Elaborar atividades de leitura, interpretação e produção de texto;
-Avaliar a oficina;
-Introduzir o conteúdo da próxima oficina.
Procedimentos
-Acolher a turma através da dinâmica “O jardim e o jardineiro”;
-Abrir uma roda de discussão sobre as dificuldades e sugestões em relação ao conteúdo (gêneros textuais) das unidades 9 e 10.
-Fazer alguns destaques sobre o conteúdo:
*Conhecimento intuitivo na identificação dos diferentes modos de organização de alguns textos (p.23)
*Competência sociocomunicativa (p. 23, 26)
*O gênero se identifica pelo uso (p. 27)
*Textos podem apresentar uma mescla de gêneros, com predominância de um (p. 34)
*Gênero literário e não literário (p. 60)
*Gêneros emergentes
-Entregar o relatório da Lição de Casa;
-Socializar em grupo único e refletir sobre os acertos e dificuldades da experiência em sala de aula. Estimular através de perguntas a manifestação dos cursistas:
*Como você planejou a atividade?
*Que dificuldades teóricas encontrou?
*Que dificuldades de aplicação encontrou?
*Que soluções encontrou para essas dificuldades?
*A que resultados positivos você e seus alunos chegaram?
*Como você avalia o alcance de seus objetivos?
-Dividir a sala em grupos. Eles poderão escolher entre o texto 1 “Poema tirado de uma notícia de jornal” (Manuel Bandeira) e o texto 2 “Bom Dia” (Gil&Milton).
-Após a escolha, deverão elaborar atividades de leitura, interpretação e produção de texto visando à analise, caracterização e classificação dos gêneros textuais.
-Por fim, devem passar para o papel pardo ou cartolina as atividades elaboradas;
-Socializar com a turma;
-Durante a socialização falar a respeito da importância do gênero poético;
-Entregar sulfite para a turma e pedir para que os cursistas avaliem objetivos, estratégias e atividades propostas e desenvolvidas. Recolher as avaliações. Os resultados nortearão as próximas oficinas.


Cronograma
14h
Acolhida
14h15
Comentários e sugestões sobre os assuntos e as atividades
14h45
Relato de experiência
15h30
Atividade proposta na oficina 6 do Caderno Formador
16h
Intervalo
16h15
Atividade proposta na oficina 6 do Caderno Formador
17h30
Avaliação
17h45
Introdução motivacional do TP4
18h
Saída
Objetivos
-Acolher e motivar os cursistas para a oficina;
-Esclarecer e compartilhar as dúvidas sobre o conteúdo teórico do estudo individual do TP3, Unidades 11 e 12;
-Socializar as experiências vividas em sala de aula através da lição de casa (pontos positivos e negativos);
-Refletir sobre os conceitos fundamentais das Atividades 5 (Unidade 11) e 4 (Unidade 12);
-Sistematizar gêneros e tipos textuais a partir de novo texto;
-Avaliar a oficina;
-Introduzir o conteúdo da próxima oficina (TP4).
Procedimentos
-Acolher a turma através de um vídeo motivacional do Ballet Irlandês;
-Abrir uma roda de discussão sobre as dificuldades e sugestões em relação ao conteúdo (tipos textuais) das Unidades 11 e 12.
-Fazer alguns destaques sobre o conteúdo:
*Sequências descritiva (retrato) e narrativa (filme) (p. 108)
*Sequências injuntiva (instrução) e preditiva (predição) (p. 112-113)
*Sequências expositiva e argumentativa (p. 121)
*Ponto de vista nos tipos textuais (p. 131)
*Gêneros (“olhar” exterior) x Tipos (“olhar” interior) (p. 144)
*Sequências tipológicas em gêneros textuais (p. 154)
*A intertextualidade entre gêneros textuais (p. 164)
-Entregar o relatório da Lição de Casa;
-Socializar em grupo único e refletir sobre os acertos e dificuldades da experiência em sala de aula. Estimular através de perguntas a manifestação dos cursistas;
-Refletir em conjunto sobre os conceitos fundamentais presentes nas atividades 5 (Unid. 11) e 4 (Unid. 12);
-Formar grupos para ler e analisar o texto;
-Um grupo deve enumerar argumentos considerando o texto uma redação escolar;
-Outro grupo deve enumerar argumentos considerando o texto como não sendo uma composição escolar;
-Utilizar o roteiro de questões para discussão no grupo;
-Voltar ao grande grupo e sintetizar as impressões que o texto causou;
-Debater oralmente sobre as duas posições;
-Entregar sulfite para a turma e pedir para que os cursistas avaliem os pontos positivos e negativos da oficina.
-Introduzir o caderno de Teoria e Prática 4 da seguinte maneira:
1. Provocar a curiosidade do cursista sobre letramento;
2. Perguntar: “Somos todos letrados neste grupo?”;
3. Como você acha que leitura, escrita e letramento se relacionam?
(Judite, São Félix do Araguaia-MT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...