Você se considera um bom professor? Abaixo os requisitos que retratam as competências de um bom educador. Espero que você se enquadre nelas. Se não, que tal uma atitude reflexiva e de mudança?
CARACTERISTICA | O QUE SIGNIFICA NA PRÁTICA? |
CONHECIMENTOS | |
Conhecimento do assunto, do processo de ensino-aprendizagem e conhecimentos gerais | O professor/educador deve estar bem preparado em relação ao assunto da aula/ disciplina, às questões relacionadas à educação de adultos e a conhecimentos gerais, pois isso transmite segurança, credibilidade e pode ajudá-lo a contextualizar os conceitos ou relacioná-los a algo do dia a dia dos aprendizes. |
Conhecimento do contexto dos aprendizes | O professor/educador não pode se limitar às quatro paredes da sala de aula. Necessita buscar informações sobre os contextos mais amplos nos quais ele e os aprendizes estão envolvidos. Só assim será possível dar exemplos próximos da realidade dos aprendizes, elaborar atividades e projetos aplicáveis e motivadores. |
Autoconhecimento | O professor/educador deve ter uma imagem construtiva e positiva de si mesmo, pois, assim, conseguirá transmitir ao aprendiz uma imagem de satisfação e equilíbrio. |
Reflexão sobre a prática | A reflexão é uma necessidade na inovação (considerar que o professor aprende continuamente nesse processo). É imprescindível reconhecer suas próprias limitações e fazer uma autocrítica como mecanismo de melhoria, além de procurar obter feedback de colegas. |
HABILIDADES | |
Saber contextualizar | Como já vimos, a aprendizagem só ocorre quando é contextualizada. Por isso, o professor/educador precisa sempre voltar-se para a realidade dos aprendizes e deixar de lado o que ele mesmo acha importante “passar”. |
Percepção | É preciso ter sensibilidade e prática para perceber as características individuais dos aprendizes e suas reações e comportamentos durante o treinamento. |
Comunicação verbal | O professor/educador deve aprimorar suas habilidades de expressão verbal (intensidade e entonação da voz, pronúncia e velocidade de fala, escolha de palavras adequadas). |
Saber escutar | O professor/ educador demonstra valorização e respeito para com o aprendiz quando o escuta com atenção, procurando não interrompê-lo a todo o momento, permitindo, assim, que o aprendiz expresse suas dúvidas e ideias. |
Habilidade de perguntar | Ao fazer perguntas adequadas, o professor/educador leva o aprendiz a refletir e encontrar as melhores respostas para suas dúvidas. |
Comunicação não verbal | O professor/educador deve estar atento ao seu olhar, sua postura, seus gestos, sua movimentação e suas expressões faciais, elementos não verbais imprescindíveis para a comunicação eficaz. |
Lidar com conflitos | Sempre haverá um (ou mais) aprendiz que tem aversão à disciplina, que não tem simpatia pelo professor/educador, que enfrenta o professor/educador por esporte. Há também o aprendiz que acha que sabe tudo daquela matéria e acaba criando problemas em sala. Enfim, a sala de aula é um ambiente com conflitos em potencial Cabe ao professor/educador saber lidar com eles de modo a minimizá-los e não maximizá-los – o que, nesse último caso, pode comprometer o processo de ensino-aprendizado. |
ATITUDES | |
Flexibilidade | O professor/educador deve estar predisposto a assumir a mudança como uma constante de sua atuação, ter iniciativa e saber tomar decisões. |
Disposição para valorizar o positivo das pessoas | O professor/educador deve ser crítico, porém construtivo. Ele deve estar preparado para ouvir o aprendiz e dar feedback adequado sobre sua atuação e progresso, de modo que o aprendiz se sinta seguro para demonstrar suas limitações e dificuldades, sem receio de ser ridicularizado por tal iniciativa. |
Compromisso ético-profissional | O professor/educador deve servir como um modelo de profissionalismo, engajado em atitudes éticas. |
(Parte da aula "As competências dos educadores do novo milênio: como adequá-las à realidade" ministrada no curso de pós-graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pela Profª Drª em Sociolinguística, Vívian Rio/Universidade Gama Filho. Blog da professora: www.aprenderaensinardiferente.blogspot.com)
Profª Vívian, essa foi uma das melhores aulas que já tive até agora. Como é bom estudar sobre aquilo que é a nossa prática. Parabéns por sua competência.
ResponderExcluir