quarta-feira, 8 de junho de 2011

Geração Z! O que é isso?

Um grupo com esse perfil precisa ter uma prática educativa com foco na resolução de problemas. Ressalto a importância de propor situações-problema com temas reais que incentivem os alunos a desenvolverem a capacidade de se posicionarem diante das questões que interferem na vida coletiva, intervindo nelas de forma responsável, superando as indiferenças. Desta forma, mobilizamos os alunos a se interessarem, tomarem consciência de suas próprias idéias e formularem hipóteses explicativas para os conceitos estudados. (Trecho do texto "A geração Z chegou!", de Heloisa Fonseca Pinto)

Estudo neste momento o tema "Andragogia: como o ensino de adultos contribui no ensino de crianças". Focar a prática educativa a partir da resolução de problemas, aqui, ainda parece questão apenas da Matemática e de suas companheiras Física, Química e Biologia. Nós, professores de Língua Portuguesa, precisamos ainda transpor a fronteira disciplinar para apoiar nossa prática no ensino da língua a partir de situações-problema. Confesso que vislumbro um vestígio dessa prática quando trabalhei com projetos em sala de aula. Fiz meio que "inconscientemente". Acredito que se retornar para a sala de aula, viver isso será um desafio porque ainda que o Estado de Mato Grosso já tenha foco sobre o ensino a partir das capacidades, na mente dos professores a lista de conteúdos ainda é fato. Digo isso, pois mesmo fora da sala de aula, estou  e sofro com eles na escola. E se isso acontece, não é na maioria das vezes falta de vontade é a dificuldade de fazer esse exercício. Entretanto, essa transição será realidade se eu, você, educador, decidirmos dar o primeiro passo, se não seremos vistos por nossos alunos como "professossauros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...