segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sala de Educador, EE Antonio Carlos Moura, Serra Nova Dourada-MT, 06/2011


SALA DE EDUCADOR DA EE ANTONIO CARLOS MOURA, SND-MT – 20/06/2011

PROFESSORA FORMADORA DO CEFAPRO: JUDITE FERREIRA SOUZA (LÍNGUA PORTUGUESA)
FORMAÇÃO – LEITURA E ESCRITA COM FOCO EM GÊNEROS TEXTUAIS
OBJETIVO
Refletir sobre as práticas do ensino da leitura e da escrita com foco em gêneros textuais com as professoras do Ensino Fundamental, Escola Municipal Ana Ribeiro de Sousa e Ensino Médio, Escola Estadual Antonio Carlos Moura (Serra Nova Dourada-MT) como demanda formativa do projeto de formação continuada “Sala de Educador”.
CONTEÚDO:
Gêneros Textuais

TEMPO ESTIMADO: 04 horas
MATERIAL NECESSÁRIO: Mídia instalada (Computador, data show, caixa de som), cópias de textos.
ETAPA 1 - ACOLHIDA. Breve saudação e apresentação da formadora. Justificativa da temática formativa.
ETAPA 2 – RELATO DE EXPERIÊNCIAS – Questionamentos como: Qual é o foco no ensino com a leitura e a escrita em sala de aula? Você compreende o que são gêneros textuais? Se compreende, que gêneros você trabalhou ou trabalha com os seus alunos? Como você trabalha os gêneros textuais? Foram importantes para sondagem das dificuldades reais das professoras (1º ao 5º ano, com sete professoras e 6º ao 9º e Ensino Médio, com uma professora) no trabalho com gêneros textuais. Falas como: Que gêneros trabalhar com cada ano e os procedimentos adequados para a correção das produções textuais foram apontadas como necessidades.
ETAPA 3 – “A professora e a maleta” (Lygia Bojunga) – Leitura do texto para uma reflexão da prática pedagógica em sala de aula. Que situações são semelhantes entre a professora do texto e a professora da Escola Municipal e Estadual em SND-MT?
ETAPA 4 – ESCOLHENDO GÊNEROS TEXTUAIS PARA ENSINAR NA ESCOLA (Heloísa Amaral) – Leitura e discussão do grupo para o entendimento do texto e análise comparativa com a situação real de ensino por meio de gêneros em sala de aula.
ETAPA 5 – DESAFIO: Atividade escrita para verificar como estão os conhecimentos sobre gêneros textuais (Revista Na ponta do lápis, n. 5) – Realização da atividade em duplas e conferência das assertativas apontadas adequadamente ou não.
ETAPA 6 – AGRUPAMENTO DE GÊNEROS: Narrar, expor, argumentar, instruir e relatar (Revista Na ponta do lápis, n. 5) – Demonstração do quadro construído por Dolz e Schneuwly no livro Gêneros orais e escritos na escola, no qual sistematiza os gêneros em grupos e a necessidade de se trabalhar com cada grupo em todos os anos, escolhendo-se adequadamente o gênero para cada ano, conforme quadro também apontado no livro pelos autores.
ETAPA 7 – VÍDEO: Gêneros textuais – Vídeo do site Escrevendo o futuro – Destaque para o trabalho com a diversidade de gêneros e não apenas para um gênero como, no caso, enfatizar no 2º ano apenas histórias, mas proporcionar aos alunos contato com outros gêneros que fazem parte do seu dia a dia e do cotidiano da sociedade em que está inserido.
ETAPA 8 – DESCOBRINDO CAMINHOS DA POESIA: Atividade prática (GESTAR – Gêneros e tipos textuais - AAA3a ) – Uma atividade escrita como sugestão de aula com o trabalho do gênero literário (poema) e não-literário (classificados). Atenção para o que distingue um poema com jeito de classificado, mas que não é uma classificado propriamente dito. Em alguns pontos, algumas encontram dificuldades para fazer essa distinção, entretanto, ao final da atividade, há um consenso na distinção entre um e outro.
ETAPA 9 – POEMAS: Audição de poemas do material da Olimpíada de Língua Portuguesa – A partir dos cadernos dessa coleção, visualização e audição dos poemas com uma chamada para a importância do contato com vários exemplos do gênero em que se pretende estudar com os alunos. Nesse caso, se o trabalho for com poemas, já há vários exemplos de poemas que podem ser visualizados e ouvidos pelos alunos. Essa audição auxilia na leitura adequada dos versos, no ritmos, na entonação.
ETAPA 10 – ENCAMINHAMENTO DE ATIVIDADE PARA A SALA DE AULA - A partir do quadro de proposta apresentado por Dolz e Schneuwly para o ensino em sala de aula (do livro Gêneros orais e escritos na escola), fazer seleção de gêneros que abranjam os cinco grupos a fim de possibilitar aos alunos o conhecimento e o trabalho com uma diversidade de gêneros.
ETAPA 11 – AVALIAÇÃO ORAL DA FORMAÇÃO – Ao final do encontro, falas positivas sobre o aprofundamento no que diz respeito a gêneros textuais e principalmente, o não trabalho fragmentado da língua no estilo tradicional, mas contextualizado, a partir de textos, a partir de gêneros, observando-se o conteúdo, a composição e o estilo de cada um. Também, fica uma chamada para uma formação mais específica quanto à produção textual – a correção dos textos e a sistematização de gêneros para cada ano no EF II e no Ensino Médio. Não sabendo anteriormente dessa dificuldade específica, ao fim do encontro, providenciei a cópia de páginas do livro Gêneros orais e escritos na escola que abordam esses pontos a fim de preencher em algum grau essa precariedade levantada.




JudiTe Ferreira Souza

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