FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PROCEDIMENTOS DE LEITURA (8H) – ESCOLA ESTADUAL HUMBERTO CASTELO BRANCO, MANHÃ E TARDE (23 pessoas presentes, incluindo as formadoras Judite e Lurdes): 1) VÍDEO “Quem mexeu no meu queijo?”, fizemos uma relação das mudanças na vida, tema do vídeo, com a prática pedagógica; 2) DEBATE – Em duplas, discutir perguntas como: a) Os alunos sabem estudar? Por quê? b) Que representações eles fazem do estudo? c) É possível ensinar procedimentos de estudos? Quais? Como ensiná-los? d) Quais procedimentos já foram ensinados? E depois a socialização em grupo; 3) LEITURA COMPARTILHADA – Resposta em cartazes sobre procedimentos de estudo como resumo, fichamento, esquema, diagrama, paráfrase. Comparação das respostas com o texto teórico “Alguns procedimentos de apoio à leitura” elaborado por Claudio Bozzani (consultor da NOVA ESCOLA/GESTÃO ESCOLAR; 4) GRIFOS DO TEXTO – Procedimento feito coletivamente e muito produtivo, pois os professores apresentavam suas ideias sobre as partes importantes dos parágrafos do texto “Resumo” de Isabel Solé in Estratégias da Leitura; 5) FICHAMENTO – Procedimento construído com os professores no coletivo também. 6) ENCAMINHAMENTOS: Os professores deverão escolher um texto da área para trabalhar posteriormente em sala de aula no próximo encontro do SP e na outra semana, fazer o mesmo procedimento realizado com o texto “Resumo” de Isabel Solé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário