quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Relatório da Oficina do TP1: São Félix do Araguaia-MT (Sede)

Nos dias 12, 13 e 16/11/2009, fizemos a atividade da segunda oficina do TP6. As professoras apresentaram os livros A árvore que dava dinheiro de Domingos Pellegrini, Coleção Literatura em minha casa, cuja motivação sugerida foi a de contar brevemente a história, dando destaque ao tema ambição; O novo manifesto – Antologia de contos e crônicas, Coleção Literatura em minha casa, com a leitura de um dos contos feita pela professora; A caravela: redescobrimento (poesias) de Gabriel Bicalho, Coleção Literatura para todos, a motivação a partir da cor do livro e das páginas, do título, das ilustrações, leitura de uma das páginas: “Marinha I” – branca vela / a caravela / brinca / e leva-e-traz/ atrás de / fonemas / num mar de / palavras, e “Marinha II” – zarpar / para / a paz / azul / do mar / !, leitura da capa final: e / no / mar / sereno / sem remo / sem rumo / sem rumor / : / vê-las soltas ao sol / as brancas velas / do amor; O vampiro que descobriu o Brasil (novela) de Ivan Jaf, Coleção Literatura em minha casa, motivar com o resumo da história e a leitura de um trecho interessante, relacionando o vampiro da história com o explorador da terra brasileira. Assistimos ao documentário Língua – Vidas em Português. Exploramos as questões geográficas, históricas, cultura, religiosidade a partir dos comentários do filme em slides. Destacamos a teoria presente no TP1: a linguagem e a cultura, variante linguística: desfazendo equívocos, o texto como o centro do objetivo de ensino da língua, a intertextualidade. Toda a segunda unidade foi muito discutida e nos fez rever nossa postura diante da norma padrão, da literatura e das modalidades da língua para exatamente o que o TP1 chama atenção. E na unidade sobre a intertextualidade, a seção que trata sobre o ponto de vista, com destaque para a charge de Quino Não me grite! Trabalhamos a atividade da oficina 1. O texto passou a ser mais interessante quando estávamos fazendo o estudo do texto. Não eram questões fáceis, mas a relação que precisávamos fazer com a teoria nos mostrou os equívocos da prática pedagógica que deveríamos desfazer, principalmente quando formos trabalhar com a produção escrita e a reescrita de textos. A segunda atividade ficou como tarefa e para ser apresentada no próximo encontro, dia 19/11/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...