O encontro (31/10/2009) obedeceu ao roteiro trabalhado no município de Luciara-MT. As atividades socializadas foram: AP, p. 17 (Ler uma crônica dramaticamente), 65 (Comparar o texto Por que seus pais estão divorciando com duas páginas geniais de Ziraldo, em O Menino Maluquinho), 86 (Perguntar para se auto-avaliar e avaliar os outros, nas duas situações - de locutores ou ouvintes), 136 (Observar a fala dos “mais velhos” da família, ou até da comunidade) e 144 (Modificar uma história (verdadeira ou não) que os alunos gostariam que fosse diferente). AAA1p: p. 118, Aula 6 – Um poema de cordel piauiense; p. 170, Aula 6 – Ponto de Vista; p. 174, Aula 7 – Quem conta um conto, aumenta um ponto. Quando discutíamos sobre esse trabalho do Gestar II em sala de aula, uma das professoras ressaltou que depois da formação continuada do Gestar II vai haver dois momentos na vida dos professores: antes e o pós-Gestar. Ele provoca mudanças na postura do professor importantes para os demais professores de outras disciplinas também como a maneira de dispor os alunos em sala, o trabalho em grupo, a leitura, a produção, a avaliação. São fatores que precisavam ter como testemunhas e/ou participantes diretores e coordenadores de nossas escolas, independente de formação específica. Na hora de trabalharmos a Oficina 1, distribuí uma pergunta para cada cursista responder. Fizemos a leitura duas vezes em voz alta. Quando fomos socializar, eles comentaram o nível de dificuldade das perguntas. Foi um momento que reforçou a teoria estudada nas primeiras unidades do TP1. A atividade da Oficina 2 ficou também como tarefa tal qual a do município de Luciara-MT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário