No dia 17/11/2009, realizamos a oficina do TP2 com os seis cursistas de Luciara-MT. Infelizmente, não pudemos compartilhar com eles os vídeos selecionados e relacionados ao caderno. Frustração com o equipamento. Iniciamos com o seminário, abordando sobre as três concepções de gramática, dando destaques para os textos sugeridos do caderno, para as atividades mais interessantes e que deixassem bem clara a noção da gramática interna, descritiva e normativa voltadas para o ensino produtivo, reflexivo e prescritivo. Atividades do AAA2 como a Aula 3 – Uma placa na horta e a Aula 4 – Refletindo sobre a língua, reforçaram a teoria da autora da unidade. O grupo que apresentou a segunda unidade conseguiu fazer a distinção para cada um dos conceitos: frase, período e oração, além de deixar claro que a extensão da frase depende da situação comunicativa também. Trabalharam em sala de aula as atividades do AAA2p p. 51, Aula 1 - Balada do rei das sereias, e 57, Aula 2 - A pontuação e o sentido da frase. Na explanação sobre a terceira unidade, foram destacadas a música Fantasia de Chico Buarque e o texto de Ferreira Gullar que depõe sobre a sua descoberta do poder da literatura. As professoras relataram de sua prática o AP p. 95, sobre a leitura de uma obra em capítulos para os alunos. A professora escolheu Meu amigo pintor de Lygia Bojunga. Segundo a cursista, foi uma experiência positiva e surpreendente. Não imaginava que iria atrair tanto a turma com a leitura dessa forma. Pretende fazer isso mais vezes, pois percebeu que os alunos ficaram tão motivados que houve mãe que a procurasse perguntando onde encontraria o livro porque a filha queria lê-lo logo a fim de saber o final. A outra atividade relatada está no AAA2p p. 113, Aula 8 – Recriação de quadro de Portinari. Nessa atividade, aconteceu algo que surpreendeu a professora: ninguém conseguiu recriar o quadro. Os alunos apenas desenharam o que gostariam de desenhar e desenhos simples de palmeiras, flores, paisagens com casa. Perguntei a ela o que concluía com o fato de não alcançar esse objetivo. Por que os alunos não conseguiram fazer a atividade? A professora respondeu que deve ser a ausência de contato com a arte e mais especificamente a arte da pintura, tanto da teoria quanto da prática. Na última unidade, as professoras mencionaram as dez figuras presentes no TP, demonstrando que as usamos no cotidiano, como aparecem no texto literário, inclusive trabalhando o poema Serão de junho de Augusto Meyer e o trecho de um conto Dona Inácia de Monteiro Lobato, bem como falando dos elementos sonoros e sintáticos da expressividade. As atividades trabalhadas foram a do AP p. 128 – produção de uma história em quadrinhos, usando onomatopéias; e do AAA2p p. 145, Aula 7 – Uma cidadezinha qualquer. Segundo o relato dessa atividade, os alunos fizeram uma transposição do que seria uma cidade grande, escrevendo um outro poema. Os professores realizaram as duas atividades propostas pelas oficinas do caderno. Sugestão para a primeira atividade a partir do texto 1: Interpretação de texto – Observar a expressão no rosto das personagens, comparar as professoras do texto com as de hoje, discutir a forma de castigo da professora, refletindo sobre o trecho com os alunos. Produção de texto - leitura dramática. Análise lingüística – trabalhar a pontuação presente nos textos dramáticos (exclamação, interrogação, reticências). Sugestão da produção de texto da segunda atividade/bilhete:
“Caro Ludovico,
Vendo essa cena, imagino que Marx tenha mudado seus conceitos ou você está lendo Marx Jr., o filho que se revoltou contra os conselhos do pai.
Saudações marxistas
Luciara-MT, 17/11/2009.”
Os professores relataram que essa foi uma experiência que permite dizer "Eu sou outro educador", "Permito-me dizer que há o antes e o depois do Gestar II. Tivemos na faculdade a teoria. A prática adquiria conforme a experiência pessoal em sala de aula. Mas uma formação que nos direcionou, possibilitou ferramentas teóricas e práticas... Ainda para a nossa região. Tão esquecida... Uma formação que ficará na minha história educacional. Formação que transformou, modificou a postura como educador, a prática pedagógica."
“Caro Ludovico,
Vendo essa cena, imagino que Marx tenha mudado seus conceitos ou você está lendo Marx Jr., o filho que se revoltou contra os conselhos do pai.
Saudações marxistas
Luciara-MT, 17/11/2009.”
Os professores relataram que essa foi uma experiência que permite dizer "Eu sou outro educador", "Permito-me dizer que há o antes e o depois do Gestar II. Tivemos na faculdade a teoria. A prática adquiria conforme a experiência pessoal em sala de aula. Mas uma formação que nos direcionou, possibilitou ferramentas teóricas e práticas... Ainda para a nossa região. Tão esquecida... Uma formação que ficará na minha história educacional. Formação que transformou, modificou a postura como educador, a prática pedagógica."
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