quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Visita Pedagógica: Alto Boa Vista-MT

11/11/2009
CLÁUDIA APARECIDA DA COSTA SOARES – Seguiu o plano do AAA1p p. 89, Aula 1 – Manifestações artísticas. Turma do 7º ano. A aula foi executada em uma hora, obedecendo aos passos do AAA. Os objetivos trabalhados foram os do AAA1. Utilizou diversos recursos: papel pardo, tinta guache, caixa de fósforos, cartão de telefone, pincel, tesoura, cola, cola glitter. Os alunos estavam ansiosos por minha presença. Infelizmente, por falta de comunicação, cheguei quase ao final da aula. Os alunos estavam produzindo seus cartazes, executando a terceira atividade. Todos participavam da produção em grupos pequenos. A sala parecia uma feira: muito agitada! Bem descontraídos, todos trabalhavam em equipe. Ao final das produções, registrei-as com fotos. A professora afixou os cartazes no corredor da escola e convidou os alunos para uma roda a fim de fazer uma conclusão. Alguns alunos expressaram o que aprenderam com a aula, relatando a experiência vivida.
JULIANE CAMPOS DE JESUS/MAURI PAULO SANTIN – Os dois fizeram parceria, pois o professor entrou de licença agora, mas não quis se afastar da formação e continua aplicando atividades com a colega cursista na mesma escola em que trabalham. A aula foi a mesma da professora Cláudia. Turma do 9º ano. Alcançaram em uma hora de aula os dois primeiros objetivos: perceber as manifestações artísticas existentes no cotidiano e comentar manifestações artísticas. Perguntaram inicialmente sobre o que os alunos consideram ser manifestação artística. Eles foram mencionando e a professora Juliane foi registrando na lousa. Todos estavam atentos e participativos. O professor Mauri questionou sobre se ouviram falar de Oscar Niemeyer. Pediu para que em cada manifestação artística mencionada, referenciassem alguém de que lembrassem. Nomes como Ana Botafogo, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Aleijadinho, Sebastião Salgado, Christian Cravo, Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, José Alencar, Marcos Palmeira, foram citados. Até os professores se surpreenderam. A professora explicou sobre a manifestação artística do videoarte e do videoclipe. Apresentaram questões para os alunos responderem em grupos, além de distribuírem livros sobre a arte para folhearem e conhecerem melhor. A aula não foi concluída e continuará no próximo encontro deles. Os professores estavam seguros e percebi a intimidade com o Programa Gestar II em sala de aula. A prática pedagógica mudou tanto no discurso quanto na prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...