Sequência Didática de Língua Portuguesa
Linguagem Oral e Escrita
Alunos: 1º ano/EF I
Contéudo:
Roda de conversa/Teatro/Produção escrita (Gêneros: Convite e Entrevista)
Temática: “As profissões”
Tempo estimado: Uma semana
Objetivos:
- Desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de ideias.
- Realizar atividades em grupo, compartilhar decisões e respeitar opiniões.
- Desenvolver a linguagem não verbal.
- Desenvolver o processo criador.
- Produzir coletivamente os gêneros convite e entrevista.
- Entrevistar um profissional convidado pela turma.
- Ir ao laboratório de informática, jogar jogos educativos on line que dêem destaque à temática “profissões”.
RODA DE CONVERSA
Iniciar a atividade com a leitura da obra “Crianças famosas: Portinari”, de Nadine Trzmielina e Angelo Bonito. A autora narra numa linguagem acessível ao público infantil a história de vida de Cândido Portinari, pintor brasileiro. A intenção é instigar a curiosidade das crianças para a temática partindo da experiência desse famoso pintor.
Narrativa sintetizada da obra “Crianças famosas: Portinari”, de Nadine Trzmielina e Angelo Bonito no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=sgdvUiob1nc.
Em seguida, conversar com as crianças fazendo-lhes as seguintes perguntas e permitindo que cada uma delas exponha as suas ideias.
- A história apresenta a vida de Cândido Portinari. Qual era a profissão dele?
b - Das pinturas que vocês viram na história, qual chamou mais sua atenção? Por quê?
c - Que quadros Portinari gostava de pintar?
d - Ser pintor é uma profissão. Que outras profissões você conhece?
e - Que profissionais existem em sua família?
f - Por que as profissões são importantes?
g - Alguém já pensou no que vai ser quando crescer?
Nessa etapa é importante mediar as situações de conversa e cuidar de quem tem mais dificuldade de se fazer compreender. Também se faz necessário traduzir para a criança o que entendeu que ela disse e pedir que confirme a tradução feita pelo professor para que o grupo compreenda o que de fato ela quis comunicar. Ficar atento ainda aos que falam menos e aos que falam bastante, procurando garantir a oportunidade a todos em diferentes momentos. Ressaltar o vocabulário usado e investir na ampliação dele.
Em seguida, fazer a leitura da obra “O desenhista”, de Elias José (se puder escanear as páginas e projetá-las no data show também será interessante). Essa obra destaca a importância do desenhista e o convite do narrador às crianças para a criação, a invenção, a novidade através do desenho. Com base nisso, pedir às crianças para representarem através do desenho o profissional que eles admiram ou o profissional que eles querem ser. Em seguida, montar um painel para expor na sala com o título “Eu quero ser...”
“Com papel, giz, carvão ou lápis de cor, viro dono do mundo e vôo muito longe.
Para me transportar, inventos aviões, navios, submarinos, foguetes e asas.
Invento aves de asas imensas e coloridas, que chegam rapidinho ao céu.
Para brincar comigo nas ilhas perdidas, invento gente comum ou fadas e gnomos.
Gente comum trabalha, come e sonha...
As fadas procuram sapos, muitos sapos. Há muitos pedidos de príncipes.
Os duendes fazem cócegas nos políticos. Pedem mais cuidado com a natureza.
Enquanto o sono não vem, invento velhas que contam histórias...
As histórias me levam a países coloridos. Conheço gente interessante e aprendo e me esqueço da vida de tanto me divertir.
Invento bruxas que fazem mil mágicas. Quero aprender e elas cochicham no meu ouvido.
Invento sacis que batem muitas pernas. E acabamos nos divertindo no futebol.
Invento sereias que cantam cantigas de amor. Os pescadores se encantam com a metade mulher, nem estranham a metade peixe.
Gosto de desenhar bichos estranhos e malvados. Eles atacam e eu sei bem como me defender. Pego a borracha e vou apagando todos eles.
Invento cavernas bem escuras, muito escuras, cheias de lobos, cobras, lagartos e morcegos.
Se tenho medo, anjos tomam a página. Eles me tiram da caverna e me levam pro céu.
Lá no céu, sou dono de imensos jardins. As aves mais belas voam e cantam. Borboletas, beija-flores e pombos voam muito perto de mim.
Se a coragem aumenta, é hora das feras, dos piratas, bandidos e feiticeiros.
Sou herói, gladiador, guerreiro e desbravador. Enfrento mares, e florestas não me assustam.
Quem sabe desenhar inventa o mundo!
Você não quer inventar desenhando?
Aposto que será muito divertido...”
(Elias José)
2ª Etapa:
TEATRO
Para essa etapa, enumerar as profissões presentes nas famílias das crianças na lousa e eleger com elas cinco profissões para elas dramatizarem. Dividir os grupos e pedir que elas representem aquela profissão da maneira que elas entendem que sejam. Permitir que elas combinem o que vão utilizar e estar pronto para ajudá-las a providenciar materiais acessíveis que queiram utilizar na dramatização. Orientá-las para as falas de cada um, ou seja, o que provavelmente as pessoas dizem nesse tipo de profissão? Para quem, elas dirigem as falas? É importante observar as crianças que já tem o potencial desenvolvido para isso terem como parceiros aquelas que estão próximas de atingir o potencial nessa atividade.
Ao final da atividade, dar oportunidade para expressarem o que foi legal, o que gostaram e não gostaram e justificar suas respostas como uma maneira de incentivar a exposição de suas ideias.
3ª Etapa:
PRODUÇÃO TEXTUAL (CONVITE)
Depois do teatro, as crianças vão escolher, a partir das profissões de seus pais e/ou responsáveis, um profissional de quem elas queiram fazer uma entrevista para conhecer melhor como se exerce a profissão.
É importante produzir coletivamente com as crianças o convite. Excelente oportunidade para a produção escrita contextualizada à situação de comunicação. Na elaboração, apresentar-lhes os elementos e a finalidade/função do convite para aquela situação.
4ª Etapa:
PRODUÇÃO DE TEXTO (ENTREVISTA)
Outra oportunidade de escrita surge ao formular as perguntas para a entrevista. Antes disso, apresentar pelo menos um modelo de entrevista. Um exemplo bem conhecido de entrevista é o programa do Jô Soares. Uma entrevista do Jô com a cantora e a compositora Sandy, filha do cantor Xororó, é uma opção de entrevista para mostrar aos alunos que a entrevista pode ser feita de maneira descontraída, mas que parte sempre de perguntas (entrevistador) e respostas (entrevistado). Explicar a finalidade da entrevista. Elaborar coletivamente com a turma, servindo de escriba, as perguntas que a garotada tem a curiosidade em fazê-las para o profissional convidado. Essa entrevista está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FcoWaiZUweI&feature=fvst. Preparar-se para o dia da visita do profissional convidado e seguir o roteiro das perguntas formuladas juntamente com os alunos. Ensaiar antecipadamente para que os alunos treinem as perguntas que irão fazer.
5ª Etapa:
JOGOS EDUCATIVOS ON LINE
Finalizar esse bloco de atividades com uma desenvolvida no laboratório de informática com a mediação do professor. Nessa atividade, os alunos ampliarão o seu repertório de conhecimento sobre algumas profissões e a função de cada uma delas de forma divertida. Além disso, estarão desenvolvendo a prática com a internet. São os jogos educativos on line (Quiz e Relacione) disponíveis no site www.smartkids.com.br: http://www.smartkids.com.br/jogos-ducativos/profissoes-quiz.html; http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/relacione-profissoes.html
Avaliação:
Ficar atento ao desempenho das crianças em cada uma das atividades para observar nas etapas as que carecem ser trabalhadas novamente com outras temáticas de acordo com os objetivos elencados no planejamento dessa sequência didática.
Fonte:
JOSÉ, E. O desenhista. São Paulo: Paulus, 2006.
TRZMIELINA, N, BONITO, A. Crianças famosas: Portinari. 5. Ed. São Paulo: Callis, 1997.
Comentário: A partir dos exemplos dados pelas professoras na questão para a avaliação dissertativa da pós que estou fazendo, planejei essa sequência para trabalhar com crianças de 6 anos. Com base na concepção dialógica da linguagem, tentei elaborar atividades que focalizem a interação social quer através da oralidade, quer através da escrita bem como o uso da linguagem adequado a cada situação comunicativa e sócio-histórica nas etapas propostas. Espero ter conseguido principalmente o objetivo de, através desse exemplo, comprovar a concepção de linguagem apontada a partir de situações reais de uso dentro de cada momento sugerido.
Judite Ferreira Souza
São Félix do Araguaia-MT, 28/08/2011
Essa sequência foi elaborada por mim como exigência de avaliação dissertativa da pós em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Espero que inspire vocês, professores de LP, na elaboração das suas no cotidiano da sala de aula. Há necessidade de adaptações, mas, por enquanto, aqui vai.
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