terça-feira, 6 de setembro de 2011

FORMAÇÃO: SISTEMA DE INTEGRAÇÃO PPP/PDE SEDUC-MT: MUDANÇA DE PARADIGMAS



Objetivo Geral: Fortalecer a política de Integração PPP/PDE e sua construção participativa.

1º Dia (8h/Manhã) – Abertura; Informações Iniciais; Atividade 1 – Sistema de Integração PPP/PDE SEDUC-MT: Mudanças de Paradigmas (Paulo Henrique Leite de Oliveira – Gestor Governamental)
Fala:
ü  É imprescindível estudar GESTÃO. Menciona autores que têm propriedade quanto ao assunto: Gandin, Heloisa Lück, Vasconcelos. (Ver o material na pasta de PPP/PDE que consta no Sala de Educador da rede.)
ü  Mudanças de Concepções:
a)      Trabalhar em rede: SEDUC-MT – Assessorias – Cefapros – Escola.
b)      Ver como a secretaria deveria articular a ida das informações à escola. Respeitar a diversidade/especificidade, levando em conta a existência de uma unidade do sistema.
c)       Rever o conceito de autonomia – relativa, interdependência, dependência mútua (como que cada parte desenvolve suas ações, que não sejam excludentes).
d)      Promover democracia participativa – “a construção de”, começar SEMPRE por um COLETIVO, pois as pessoas fazem adesão a algo quando estão inseridas no processo.
e)      Inverter uma lógica – possibilitar que a equipe gestora passe a ter um olhar com maior tempo sobre as ações não-financiáveis, pois elas é que fazem a verdadeira transformação e não as financiáveis. Faz-se uma projeção e não um planejamento exato.
f)       Flexibilizar o planejamento – É preciso SIMPLIFICAR o processo de aquisição e investir mais no que não é aquisição.
ü  Destaca: As escolas ficam presas à filosofia, ao diagnóstico e têm dificuldades para prosseguir com o PPP.
ü  Papel do Mediador (Gestor/Formadores; Formadores/Escolas):
a)      Enxergar o fio condutor: contexto da escola (situacional), princípios (teoria), como sonhou (operativo), autoavaliação (diagnóstico).
b)      Não interferir, mas MEDIAR, CONDUZIR a construção, não fazer por ela. Se dermos as respostas, inviabilizamos a construção coletiva.
1º Dia (14h/Tarde) – Atividade 2: Grupos menores (levantamento dos conhecimentos prévios) com a dinâmica (para todos os grupos menores) do “Cartaz Voador” (Os subgrupos definem os termos em forma de rodízio, ou seja, um grupo define a primeira pergunta, repassa para o segundo, que repassa para o terceiro. São três cartazes com três definições. O grupo escolhe um coordenador para liderar a síntese das concepções e um relator para a exposição da síntese no grupo maior). Perguntas: Concepções de PPP? Quais as etapas do PPP? Como a escola elabora o seu PPP? Atividade 3: Dinâmica igual à da atividade 2 com as seguintes perguntas: Concepção de PDE? Quais as etapas do PDE? Como a escola elabora o seu PDE? O fechamento do dia com a articulação e a avaliação das aprendizagens do grupo: O que vimos hoje? O que é novo? Quais dificuldades e dúvidas?
2º Dia (8h/Manhã) – Atividade 5: Dinâmica igual às atividades 2 e 3 com as seguintes perguntas: O que deve se levar em conta num planejamento? Quais as etapas fundamentais da gestão financeira? Quais os recursos financeiros disponíveis para a escola (as fontes de financiamento das escolas públicas)? Ao final dessa atividade, cada subgrupo produz uma obra-prima. Os três subgrupos fazem uma síntese, integrando as obras-primas produzidas em cada grupo. O mediador filma a produção de cada grupo, filma e conduz a integração dessas obras no grupo. O objetivo desse exercício é perceber o reflexo da coletividade (iniciativa, liderança, participação, cooperação, visão de futuro). Atividade 6: Exposição dos grupos menores para o grupo maior com a socialização dos apontamentos, a partir das perguntas, dos vídeos, das fotos, das obras-primas e reflexão: “Momentos de avaliação e revisão devem acontecer simultaneamente às demais etapas” (Paulinho).

2º Dia (14h/Tarde) – Atividade 7: Contextualizando e definindo a concepção de gestão (Márcio Tadeu de Pereira Magalhães – Coordenador de Gestão Escolar/SUGP/SAPE/Seduc-MT). Em sua fala, apresentou slides fazendo o que propõe o título da fala: O que é gestão escolar? - Princípios da boa gestão escolar. - Como um sistema educacional se organiza? - Que educação queremos? - A função da escola no contexto de uma sociedade democrática. - Intencionalides. Toda ação humana é consciente? - Planejamento. - Instrumentos de gestão na organização da escola (PPP/PDE). – Liderança. Atividade 8: Panorama do Sistema de Integração PPP/PDE – Novos objetos da ferramenta de gestão (Neiva de Souza Boeno – Técnica da Coordenadoria de Ensino Médio/SUEB/SAPE/Seduc-MT). Apresenta: Síntese da fala do Gestor Paulinho; Vínculo (Poder Executivo – Órgão Executor – Escola Pública); Princípios CF 1998/PPP (legalidade/marco teórico, doutrinal, moralidade/comportamentos éticos da escola, impessoalidade/bem comum para que a escola tenha sucesso, publicidade/a publicidade do documento da escola, eficiência/finalidade da escola); Instrumentos que a escola deve conhecer (CF/PPA, LDO, LOA, Lei de Responsabilidade Fiscal); PPP (Marco Referencial/Finalidade (3 a 4 anos), Diagnóstico/Realidade (anual), Plano de Ação/Programação (anual)); Exemplo de Marco Situacional inserido no sistema de uma escola pública do Estado de Mato Grosso para reflexão sobre que vozes discursivas ecoam no texto. No marco teórico, a fundamentação deve ser direcionada por profissionais: gestores, professores, garantindo-a com as vozes de toda comunidade escolar. Sugestão de bibliografia: Aceita um conselho?, de Ângela Kleiman. É preciso que os mediadores/formadores exercitem o acolhimento, o apontamento. É preciso que a escola mude o que pensa e não o que escreve. É preciso sair do olhar de controle para o de notas/anotações, orientações. Os mediadores/formadores devem prestar assessoramento com uma linguagem uniforme e de propriedade sobre o PPP, principalmente no que diz respeito à fundamentação articulada à prática. Atividades 11 a 13: Plano de Ação (11): Detalhamento das ações; Encadeamento lógico; Ação descrita com substantivos, procedimentos descritos com verbos no infinitivo. No sistema, faz-se uma projeção! Tramitação de Projetos (12): a) Exercício com a Árvore do Futuro: frutos/sonho, pedras/obstáculos, caminho/o que fazer (Exemplo constante no material Progestão – Módulo III, p. 65; b) Exercício, a partir de FOFA (Força/Oportunidade/Fraqueza/Ameaça); c) Exercício com a relação Teoria/Prática; d) Exercício V ou F – Movimentos de Construção do PPP. Encaminhamentos para estudos dos textos e avaliação do dia (13): Prazos (PDE – 30/07 prorrogado para 31/08, PPP – 23/12, Formação nas escolas – Semana Pedagógica).


Judite Ferreira Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...