terça-feira, 6 de setembro de 2011

A arte no cotidiano: Sequência Didática

AULA: A ARTE NO COTIDIANO
OBJETIVOS:
Perceber as manifestações artísticas no cotidiano.
Comentar manifestações artísticas.
Opinar sobre expressão artística preferida.
Representar uma forma de arte por meio de composição com materiais diversos.
Relatar a experiência de representação.
Conhecer modos não convencionais de fazer poesia.
Interpretar poema concreto.
Criar poema combinando palavras.
CONTEÚDO:
Manifestações artísticas
Poema Concreto

ANO: 9° Ano EF II/1º Ano EM
TEMPO ESTIMADO: 08 aulas
MATERIAL NECESSÁRIO: Cartolina, lápis de cor, fios de linhas, pedaços de papel de jornal ou coloridos, retalhos de tecido, em quantidade suficiente para uso de todos os alunos, cola, mídia para projeção de imagens e vídeos, computadores com internet.

DESENVOLVIMENTO
1ª etapa – Manifestações artísticas
Para levantar conhecimentos prévios dos alunos, inicie a aula, convidando-os para responder a seguinte pergunta: “Quando pensa em arte, que objetos ou atividades mais especificamente vêm a sua mente?” Dê um tempo para que os indiquem em seus cadernos. Abra a discussão, ouvindo o que os alunos têm a dizer. Anote no quadro as ideias mais importantes. Comente que, para grande parte das pessoas, arte é apenas o que está nos museus. Para outras, arte tem a ver com a maneira admirável de mostrar as coisas do cotidiano. A forma como a arte se relaciona com o contexto em que foi produzida provoca no espectador um olhar diferente daquele que ele costuma atribuir aos objetos do dia a dia.
Em seguida, projete imagens que demonstrem as várias formas de arte ou que estejam relacionadas a ela e solicite que os alunos as identifiquem, digam onde são encontradas e apreciadas, que artistas são conhecidos.


Disponível em:

Dentre as expressões artísticas mencionadas, peça aos alunos que escolham uma delas e escrevam um texto opinativo curto, dizendo: a) Qual é essa forma de arte; b) Como essa expressão artística entra na sua vida; c) Qual sua opinião sobre ela. Esclareça que eles precisam tornar claro seu ponto de vista, tendo em mente que seus interlocutores são seus colegas. Feito isso, peça que leiam os textos em voz alta a fim de que percebam as posições distintas das suas. (Aqui, uma estratégia motivacional, segundo José Aloyseo Bzuneck – capitalizar interesses pessoais e valores dos próprios alunos).
O próximo passo é dizer aos alunos que agora eles vão expressar a forma artística de sua preferência por meio de uma composição em que vários tipos de material poderão ser utilizados. Incentive os alunos a combinar os materiais: por exemplo, linhas e recortes de papel, retalhos de tecido, papel colorido e fios. Se houver dificuldade, auxilie com sugestões de objetos que a lembrem como, por exemplo, para a música, um instrumento musical. Quando terminarem a produção, oriente-os para que escrevam o relato dessa experiência com o seguinte roteiro para dar instruções sobre as etapas do trabalho de produção: a) Por que escolheu a cena ou objeto; b) Que instruções você daria a um colega que desejasse saber como se faz essa produção; c) De que você mais gostou na sua produção; d) O que achou do resultado final desse trabalho. Organize uma exposição com as produções dos alunos. Sugira que o relato acompanhe a produção de cada aluno, à semelhança do que acontece nas exposições de arte, que expõem, juntamente com a obra, textos informativos sobre ela e seu autor.
2ª etapa – O poema concreto: também uma arte
Introduza o assunto perguntando o que é fazer poesia ou o que acham que é poema, procurando resgatar os conhecimentos que os alunos já têm sobre o gênero, construindo um contexto no qual sua história de leitor de poesia se faça presente. Divida a classe em grupos de até cinco alunos e proponha que conversem a respeito da poesia, buscando responder às seguintes questões: a) O que é poesia; b) Que poemas cada um conhece e por que os nomeia assim. Dê algum tempo para trocarem ideias, anotem a síntese das discussões e indiquem um relator para comunicar os registros ao grande grupo. Enquanto trabalham, circule pelos grupos e motive-os a exemplificar e desenvolver inferências a respeito da poesia. Realize uma rodada de comunicação. Enquanto cada grupo relata, anote no quadro o que consideraram para conceituar poesia, bem como os poemas, poetas ou versos que lembrarem como exemplo de poesia. Ao final, problematize o conceito apresentado. Reporte-se às características da linguagem poética, carregada de significados, que permite releituras e oferece novas visões aos leitores, à variedade de poemas conhecidos e ao diferente grau de complexidade de cada um. Destaque a importância do ritmo, a presença de imagens e também a percepção da realidade a partir da subjetividade do eu-lírico. Sugira que os alunos copiem a síntese feita no quadro.
Apresente os seguintes poemas:

1

2    2

3     3     3

4     4     4     4

c     i      n     c     o
Disponível em:
Disponível em:

o  organismo  quer  perdurar


o organismo quer repet


o organismo quer re


o organismo  quer


o   organism


o r g a s m
o         o


(     )

 
(“organismo”, de Décio Pignatari [43], originalmente para ser folheado)
Ouça a opinião dos alunos: se gostaram, qual lhes pareceu mais surpreendente, se já conheciam outros poemas em que as palavras se combinam de modo novo no papel, etc. Informe que os poemas apresentados enquadram-se na proposta literária conhecida como Concretismo.  Em seguida, apresente o vídeo Curta o curta – Cinco poemas concretos que transformou em audiovisual os poemas acima lidos.

Apresente também o poema de Ferreira Gullar e projete-o.

mar azul

mar azul marco azul
mar azul marco azul barco azul
mar azul marco azul barco azul arco azul
mar azul marco azul barco azul arco azul ar azul

Poema de Ferreira Gullar
(um – marco azul -. na vida de toda Poesia!)
Peça que leiam e, em seguida, instigue-os a falar dos sentidos que o texto evoca: a) Qual é a cor do mar; b) O que significa marco, marcar; c) Com que se parece um barco na imensidão do mar. Desafie-os a atribuir sentidos ao lido a partir da descrição do que veem, do que ouvem, das palavras que estão presentes no texto, dos significados que podem inferir. Os alunos poderão observar o modo como o texto ocupa a página, que cada linha tem extensão diferente, que há repetição de palavras, o que assegura uma regularidade sonora, que os conjuntos de palavras são os mesmos em uma leitura vertical, que a distribuição na página lembra/desenha uma vela de barco, que a observação dos substantivos pode compor uma paisagem, etc. Continue perguntado: a) Que relação há entre as palavras mar, azul, marco, barco, arco, ar? b) Você percebeu que, ao mesmo tempo em que os versos se repetem, eles se tornam mais longos. Pense no barco navegando no mar. Que idéia nos dá essa combinação dos versos?

Apresente o vídeo Concretismo, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=XlGTPmhSpwA&feature=related, vídeo produzido por alunos contendo uma síntese sobre o Concretismo numa relação de movimento da música para a poesia e para as artes plásticas. Convide os alunos a criarem seu poema com temáticas do dia a dia que sejam de seu interesse (saúde, família, adolescência, profissão, amor). Divida a classe em grupos de até três alunos e motive-os a fazerem sua “obra de arte”. Após escrita e reescrita orientadas e mediadas por você, peça aos grupos para editarem seus poemas no Power Point, transformá-los em slides para editá-los no Windows Movie Maker, por exemplo, ou editá-los no site: www.slide.com para socializerem em blog da escola, da turma ou do professor (entende-se que essa ferramenta tecnológica já deve ser utilizada pelo menos pelos professores). Depois, devem ainda postar o vídeo da turma no www.youtube.com.br.
(Acredito que a aula é composta por atividades estimulantes e com desafios, que a meu ver, não são tão fáceis e nem impossíveis de serem realizadas, de acordo com o texto de José Aloyseo Bzuneck).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 2 – TP2: análise linguística e análise literária. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Atividades de Apoio à Aprendizagem 2 – AAA2: análise linguística e análise literária (Versão do Professor). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
FILIPOUSKI, A. M. R. A formação do leitor jovem: temas e gêneros da literatura. Erechim, RS: Edelbra, 2009.


Judite Ferreira Souza


São Félix do Araguaia-MT, 30/05/2011

3 comentários:

  1. Fiquei muito feliz e realizada com a construção dessa sequência. Tirei nota máxima! Ufa! Ralei! A proposta da avaliação era construir uma proposta de ensino interdisciplinar. Valeu a pena! Obrigada, Profª Vívian!

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  2. Olá Judite,
    tudo bem?
    Obrigada por ter citado o blog Algumas Palavras como referência.
    Um abraço,
    Luciana Messeder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciana!
      Era meu dever mesmo fazer isso. Utilizei um material que estava disponível no seu blog e foi ótimo para que eu pudesse elaborar essa SD de uma pós.
      Eu é que agradeço.
      Abraços.
      Judite

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