Professores no SP da EE Humberto Castelo Branco Município de Luciara-MT |
Trabalhei com os professores da escola. Pela manhã com os professores do 3º Ciclo e EJA. À noite, com as professoras dos 1º e 2º Ciclos. A formação foi feita com dezoito professores, duas articuladoras e dois coordenadores pedagógicos e a formadora na área de Linguagem, disciplina Língua Portuguesa. Nesse encontro, a partir de demanda formativa diagnosticada ao final do ano letivo de 2009, quando da avaliação do Sala de Professor, o corpo docente percebeu que precisava dedicar-se mais à escrita e especificamente aos instrumentos de avaliação muitas vezes solicitados pelos professores aos alunos como, resumo, síntese, fichamento, esquemas, relatórios, mas que não haviam sido ensinados quanto à elaboração de cada um deles. Como exigir que os alunos dominem a escrita de determinados gêneros escolares se o próprio professor não tem esse domínio? A partir disso, justifica-se a formação em procedimentos de estudo. No encontro passado, trabalhamos os grifos e o fichamento. Nesse encontro, vivenciamos a produção de diagrama e do resumo. Inicialmente, passamos um vídeo que reforça a busca pela leitura a partir de necessidade e da existência de sentido e significado para o leitor: A menina que odiava livros. Esse pequeno filme mostra uma menina que em casa era rodeada de muitos livros adquiridos, emprestados e lidos por seus pais, mas que não tinha qualquer afinidade com eles para a leitura de tantos livros. A partir de uma necessidade que surge tentando resgatar seu gatinho da altura de um aglomerado de livros, eles caem e todos os personagens saem dos livros. Para fazê-los voltar ao lugar de origem, a garota precisou ler os livros. Ao solucionar o problema, descobriu-se na aventura de ler os livros que estavam ao seu redor para descobrir o desfecho das peripécias de cada personagem. Em seguida, comentamos sobre a relação de nossos alunos com a leitura e a existência de significado para eles quando da leitura dos livros que lhes propomos. Então, a partir dos cartazes elaborados na formação passada, resgatamos os conceitos de resumo discutidos e os apresentados no texto de Isabel Solé. Questionei sobre a realização das atividades encaminhadas. A Da turma da manhã, poucos fizeram.
Das professoras do 1º e 2º Ciclos, todas realizaram a atividade, mas faltou a socialização visual do texto, bem como do fichamento em cartaz ou data show. Alguns professores encontraram dificuldades quanto aos grifos. Uma professora ressaltou a importância de começar esse ensino com pequenos textos porque ela havia escolhido um extenso e sentiu muita dificuldade, procurando então um bem menor, o que gera uma reflexão para quando pedimos aos alunos atividades, dependendo da fase, principalmente na educação fundamental, baseadas em textos muito extensos. Destaquei o valor de que ainda resgatassem a atividade e socializassem em grupo para que os próprios colegas comentassem os trabalhos e sugerissem modificações se assim considerassem importantes. Também era interessante dar uma cópia do texto já com os grifos e apresentar em data show o fichamento, pois a visualização do trabalho é o ideal para que se façam as devidas intervenções dos companheiros. Continuamos o trabalho com a leitura do texto O ensino do resumo em sala de aula, de Isabel Solé. Após a leitura, perguntei se com essa única leitura podiam enumerar os pontos importantes do texto. Comentaram sobre as dificuldades de se lembrarem de tudo. Relacionei com a reação dos alunos quando agimos assim com eles. Retornamos ao texto e fizemos os grifos. A próxima etapa era a prática da representação através do diagrama, procedimento de estudo que ajuda na retenção das informações e serve como momento que antecede o resumo. Com a mediação da formadora, elaboramos um diagrama baseado no texto teórico de Isabel Solé. Observamos também outro diagrama elaborado e com base no mesmo texto. O próximo passo foi o resumo oral do diagrama. Pedi aos professores a escrita do resumo já feito oralmente. Aproveitei para fazer a minha produção individual de resumo. Ao final, apresentei-o no PowerPoint e eles fizeram uma comparação com as suas produções. Deixei encaminhamentos para os coordenadores pedagógicos: uma atividade deve ser feita pelos professores, ou seja, com um texto de sua área que pretendam trabalhar em sala de aula devem elaborar um diagrama e um resumo para levaram ao Sala de Professor a fim de socializarem com os professores seu trabalho e que sejam feitas as intervenções necessárias para daí aplicarem em sala de aula e o resultado dessa aplicação deverá ser apresentado e discutido na Sala de Professor com as devidas reflexões e observações sobre avanços e fracassos constatados durante o ensino desses procedimentos de estudo para os alunos. Ficou agendada para a próxima visita uma formação quanto ao ensino do instrumento avaliativo relatório de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário