Nessa oficina, segui o roteiro realizado em Luciara-MT, como já relatado no blog. A única diferença foi o texto de reflexão "Aprendendo a ser... com o outro" (Profª Adelaide) no início do encontro. O diálogo a partir do texto foi enriquecedor e alguns trechos marcaram a nossa fala como: "Como é gostoso aprender com o outro, libertar-se da solidão pedagógica que nos aprisiona e reduz."; "E é, na sala de aula, como gestor do processo de ensino-aprendizagem, que o professor pode, de fato, fazer a revolução na educação."; "Mas lembre-se de fazê-lo na medida certa, sabendo dosar as 'funções maternas e paternas..."; "... somente um trabalho sério, no sentido de aliar teoria e prática, pode transformar qualitativamente os resultados em sala de aula." Quanto ao estudo do TP6, os professores foram unânimes em relação ao conteúdo da Unidade 21 - Argumentação e Linguagem ser uma novidade teórica. Gostaram mais dessa unidade do que a da 22. Solicitei que no próximo encontro trouxessem o texto escrito sobre a autobiografia como educador, inclusive comprometendo-me de levá-los a minha biografia como educadora. Quanto à produção de atividade, dois grupos analisaram as marcas textuais a partir do texto de revisão de aluno sugerido pela professora Adelaide no encontro em Cuiabá-MT. No Avançando na Prática, os mais destacados foram as atividades do AAA6, que enfatizam o argumento a partir do senso comum. Nossos encontros têm proporcionado um crescimento visível, como uma escada em que se dá um passo de cada vez, mas que leva para o alto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário