quarta-feira, 9 de setembro de 2009

RELATÓRIO DO TP51: SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA E LUCIARA-MT (TURMAS II E III) E PLANTÃO PEDAGÓGICO (LUCIARA-MT)

Nos dias 22 e 25 de agosto de dois mil e nove, realizei as oficinas do TP5, Unidades 17 e 18, com a duração de oito horas, para as turmas de Luciara (seis cursistas e uma ouvinte) e São Félix do Araguaia (doze cursistas). Em SFA, por falta de comunicação com os professores do município (que são da zona rural), por parte da própria secretaria municipal de educação, faltaram alguns cursistas. Esses professores têm, em sua maioria, custeado suas passagens e hospedagens aqui na sede. A alimentação, eles recebem da secretaria. Mas nesse dia da oficina, elas estavam angustiadas, não sabiam como iria ser naquele dia, pois não tinham conseguido contato com ninguém daqui da sede. Eu precisei convidar por telefone o secretário municipal de educação para ir até lá. Ele conversou com as suas professoras e percebendo como estava difícil uma negociação amigável entre as partes e para que eu não visse algumas das cursistas desistirem, prontifiquei-me a ir até o distrito intermediário a fim de que elas possam concluir a formação. Ficaram satisfeitas, pois isso facilitará o acesso e não exigirão gastos dos quais elas não têm como continuar fazendo. Agora estarei assistindo a quatro turmas. Confesso que terei muitas dificuldades para conciliar tantos encontros e o estudo dos TPs, mas vou me esforçar para que os encontros aconteçam até o final de novembro, como consta no cronograma reprogramado. Nas oficinas, iniciei com o vídeo Pérolasdeprovas do programa do Jô Soares e fizemos alguns comentários sobre a falta de conhecimento dos sentidos de palavras e de contextos históricos e geográficos por parte dos alunos e como é fundamental que nós, professores, façamos os educandos terem contato com o maior número de gêneros textuais e a importância de se estar atualizado. Destacamos bastante sobre a Estilística e a Coerência (slides), alternando com a apresentação do vídeo Trem de Ferro, destacando a atividade do TP5, p. 18 a 23, e do vídeo A turma da Mônica – Chico Bento no shopping. Também trabalhamos duas atividades do AAA5, a primeira foi Construindo histórias – Reconhecer os recursos expressivos relacionados à enunciação/componentes semânticos (Estilística) e a segunda O sentido do texto – Identificar como se constrói a unidade de sentido nos textos (Coerência). Estar no lugar do aluno para resolver as atividades foi um dos destaques feitos pelos professores no sentido de que precisamos ser pacientes com aqueles que apresentam dificuldades e como devemos intermediar quando preciso durante o exercício. Essas atividades nos enriqueceram e fortaleceram o que estudamos nas unidades. Os professores socializaram oralmente suas atividades em sala de aula, deixando para entregar os registros escritos no próximo encontro: 1) TP5, p. 24 – Trabalhar com o texto e nele perceber que o estilo é um conjunto de recursos expressivos usados para gerar um efeito de sentido. 2) TP5, p. 40 - Ler o texto e citar palavras e as motivações que os alunos sentem nelas. 3) TP5, p. 93 – Escolher um texto publicitário que mescle linguagem verbal e não verbal para analisar com os alunos. 4) TP5, p. 105 – Escrever diálogos em uma história em quadrinhos ou tirinha. A atividade proposta da oficina foi realizada por eles. Alguns tiveram muita dificuldade de relacionar principalmente o que foi observado com os conceitos. Mas a discussão no final fez com percebêssemos a riqueza das pistas oferecidas pelo texto publicitário para a construção da coesão textual. No próximo encontro finalizaremos o TP5. No dia vinte e quatro de agosto de dois mil e nove, fizemos um plantão pedagógico para esclarecer as dúvidas sobre a elaboração do projeto com os cursistas de Luciara-MT. Atendi a cinco cursistas, durante mais ou menos quarenta minutos cada um, durante a tarde. Foi muito proveitoso poder auxiliá-los e saber em que poderei ajudá-los para elaborarem um ótimo projeto que atenda às necessidades emergentes dos alunos que atendem. Comunique a alternativa de executá-lo no primeiro semestre de 2010 e acompanharei não mais como formadora do Gestar II, mas como formadora de Língua Portuguesa pelo Cefapro em atendimento às necessidades das séries finais do Ensino Fundamental.

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