sábado, 29 de outubro de 2011

Sala de Educador - Agenda de formação na EE Juscelino Kubitschek - Luciara-MT


Conforme demanda do projeto de formação continuada Sala de Educador, fui convidada para completar o estudo da temática abordada nessa formação de 3h30.
PAUTA DE FORMAÇÃO PRESENCIAL
“A produção de texto por meio de gêneros em sala de aula no ensino médio”
ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK – LUCIARA-MT
DATA: 27/09 E 31/10/2011
PARTICIPANTES: Professora Formadora Judite, Coordenadora Pedagógica Evódia e Professoras de Linguagens/Língua Portuguesa do Ensino Médio/EJA
OBJETIVO GERAL: Capacitar as professoras para o trabalho de produção textual no ensino médio.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  
Responder o teste com 10 questões sobre os processos de produção textual, discutindo as concepções pedagógicas presentes nas questões e suas consequentes respostas;
Pontuar aspectos importantes do texto “Gêneros na escola e a produção de textos” (fragmento de material de aula da pós-graduação em Met. do Ens. de LP/UGF-SP);
Relacionar a prática pedagógica com a análise de Ângela B. Kleiman, no tópico “A prática social”, do texto Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna;
Fazer um levantamento de práticas de leitura e escrita dos alunos fora da escola e propor, brevemente, uma atividade de escrita a partir disso.
CONTEÚDO:
1) TESTE (10 QUESTÕES) (1H30)
ATIVIDADE COLETIVA
2) GÊNEROS NA ESCOLA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS (40’)
Ø  Vídeo “A escola do futuro ou do passado” (6’46’’)
Ø  Pontuação de aspectos importantes do texto “Gêneros na escola e a produção de textos” (fragmento de material de aula da pós-graduação em Met. do Ens. de LP/UGF-SP)
2) A PRÁTICA SOCIAL (30’)
Ø  Atividade: Relação da prática pedagógica com a análise de Ângela B. Kleiman, tópico “A prática social”, do texto Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna (pdf).
3) ATIVIDADE PARA PRODUÇÃO TEXTUAL (40’)
Ø  Atividade: Levantamento de práticas de leitura e escrita dos alunos fora da escola e proposição de uma atividade de escrita a partir disso.
Ø  Vídeo “Entrevista com Ferréz – Antídoto”. (7’10’’)
4) AVALIAÇÃO (10’)
Ø  O que vimos hoje? Quais dificuldades e dúvidas?
TÉCNICAS DIDÁTICAS: Conversa dialogada, grupos de tarefa.
RECURSOS: Professora formadora, coordenadora pedagógica e professoras de Língua Portuguesa do Ensino Médio e EJA (humanos); atividades, modelos de atividades, textos impressos, vídeos (pedagógicos); data show, net book, caixa de som, atividades impressas (materiais).
FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...