segunda-feira, 10 de outubro de 2011

EE TANCREDO NEVES – SFA-MT, 08/10/2011



PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR
1-      VÍDEO “Quem mexeu no meu queijo?”, baseado no livro “Quem mexeu no meu queijo?”, de Spencer Johnson (É uma parábola que revela verdades profundas sobre mudanças. Dois ratinhos e dois homenzinhos vivem em um labirinto em busca de queijo – metáfora para o que se deseja ter na vida. Essa parábola serve para o momento em que a escola vive: mudanças que emergirão do diagnóstico que se fará neste dia. O queijo é a reelaboração do Projeto Político Pedagógico);
2-      Prezi “Projeto Político Pedagógico” – A) Identidade – Todos temos um documento que nos identifica perante a sociedade – a identidade. A identidade da escola é o PPP; B) O que é PPP? Projeto - Propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo, no caso da escola, para um ano; Político - Espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, esses cidadãos não são apenas os nossos alunos, mas os pais, a sociedade, e todos os profissionais; Pedagógico - Atividades e projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem; C) O PPP contém três partes: O que queremos alcançar – É a busca de um posicionamento, ou seja, a visão do ideal de sociedade e de homem e a definição sobre a ação educativa e sobre as características que deve ter a escola que o planeja (Marco Referencial); O que nos falta para ser o que desejamos – É a busca das necessidades, a partir da análise da realidade e/ou juízo sobre a realidade da instituição (Diagnóstico); O que faremos concretamente para suprir tal falta – É a proposta da ação (Plano de Ação); D) Hoje a escola participará da segunda parte – Diagnóstico, alunos (por quem a escola é, existe, vive), pais (parceiros, cúmplices, companheiros com a escola para possibilitar a eficiência no ensino-aprendizagem de seus filhos), profissionais (parceiros nas construção participativa de uma escola democrática); E) Visualizar, se possível, o sistema; F) Citação de Celso Vasconcelos.
3-      Vídeo “Convivência” – Que lições extraímos desse vídeo? O “desigual”, o “diferente” pode nos incomodar. Na maioria das vezes, queremos nos ver livres dele e nem percebemos que, quando ele se vai, todos são afetados por sua ausência. Que as respostas com as quais não compactuamos não nos façam excluir o “outro” que não é obrigado a pensar exatamente como nós.
Judite Ferreira Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...