A NOVA ESCOLA de outubro/2011 está mesmo uma maravilha! Não dá para dispensar sua leitura. Aproveito para destacar:
a) Heloisa responde: “Dificuldades em classe – Como usar as diferentes concepções de erro?”
b) O X da questão: “Não basta avaliar, avaliar, avaliar...” (Uma análise sobre a aplicação das avaliações externas)
c) O artigo da capa “Aula expositiva” – Resgata a valorização dessa técnica didática e que deve ser incluída de forma produtiva no planejamento, comprovando isso através da experiência de quatro educadores de língua portuguesa, ciências, matemática e história.
d) Uma aula caprichada de geografia para o 9º ano: “Resumo contado em imagens e símbolos” (cartografia).
e) Para quem dá aula de Arte e precisa de novidades, uma aula gostosa e desafiadora do 7º ao 9º ano: “Como trabalhar animações”.
f) O teórico Wallon tem a sua vez no Teoria passada a limpo: “O que afeta a criança”, trabalhando o conceito “afetividade”.
g) Essa aqui é a melhor de todas para mim: “Eles amam a repetência”, artigo que mostra a pesquisa da professora Márcia Aparecida Jacomini que investigou as razões disso em depoimentos de 56 pais e alunos da rede municipal de São Paulo que funciona no sistema de ciclos. O artigo inicia com a chamada “A retenção não ajuda a aprender, mas pais (e alunos!) defendem a medida. Saiba por quê”. Para a nossa escola em Mato Grosso, organizada por ciclo, essa leitura é fundamental. Visualiza depoimentos de pais, alunos e até professores que acreditam que a reprovação seja eficaz. Mas o artigo aponta saídas como: “É preciso aliar a progressão continuada a ações que ajudem quem precisa” (p. 114). E a indicação bibliográfica Educar sem reprovar, de Márcia Aparecida Jacomini me deixou com água na boca, com vontade de tê-la logo em minhas mãos a fim de saborear essa temática desafiadora.
Judite Ferreira Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário