sábado, 29 de outubro de 2011

Sala de Educador - Agenda de formação na EE Humberto Castelo Branco - Luciara-MT

http://www.corelarts.com/2011/02/por-que-devo-ser-um-leitor-ativo.html

Como demanda do projeto de formação continuada Sala de Educador e, após leitura e discussão do livro TP4, unidades 14 a 16 (Gestar II), fui solicitada para realizar essa formação prática com os professores do 3º Ciclo/EJA da escola.
PAUTA DE FORMAÇÃO PRESENCIAL
LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA
ESCOLA ESTADUAL HUMBERTO CASTELO BRANCO – LUCIARA-MT
DATA: 31/10/2011
PARTICIPANTES: Professora Formadora Judite, Coordenador Pedagógico Honório e Docentes do 3º Ciclo/EJA
OBJETIVO GERAL: Capacitar os professores para o trabalho de leitura e escrita nas áreas do conhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Abordar a leitura como produção de significado do texto verbal;
Realizar atividades e procedimentos adequados para ajudar os alunos a desenvolveram habilidades de interpretação de texto;
Enfatizar uma perspectiva do desenvolvimento e do aprendizado da escrita em situações sociais diversas.
CONTEÚDO:
LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA (15’)
ACOLHIDA INTRODUTÓRIA
Ø  Vídeo “A escola do futuro ou do passado” (6’46’’)
1) O PROCESSO DA LEITURA (1H20)
ONDE ESTÁ O SIGNIFICADO DO TEXTO?
Ø  Atividade: A construção de significados (Gestar II – AAA4a)
Ø  Recorte da entrevista Sírio Possenti: Existe a leitura errada?
Ø  Síntese teórica
OS OBJETIVOS DE LEITURA: EXPECTATIVAS E ESCOLHAS DE TEXTOS
Ø  Atividade: Do bilhete ao verbete (Gestar II – AAA4a)
Ø  Atividade: Em sala de aula... (Gestar II – TP4)
Ø  Síntese teórica
CONHECIMENTOS PRÉVIOS INTERFEREM NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO DO TEXTO?
Ø  Atividade: Conhecimento do leitor (Gestar II – AAA4a)
Ø  Síntese teórica
Ø  Vídeo “Entrelinhas – Patativa do Assaré” (8’40’’)
2) MERGULHO NO TEXTO (1H10)
POR QUE E PARA QUE PERGUNTAR
Ø  Atividade: Duvidando do texto (Gestar II – AAA4a)
Ø  Síntese teórica
Ø  Atividade/Modelo: Objetivos de leitura/Conhecimentos prévios/Formulação de hipóteses (Atividade elaborada para o fórum da pós-graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa/UGF-SP)
COMO CHEGAR À ESTRUTURA DO TEXTO?
Ø  Atividade: Descobrindo a organização do texto (Gestar II – AAA4a)
Ø  Síntese teórica
QUANDO QUEREMOS APRENDER
Ø  Atividade: Brincando de quebra-cabeça (Gestar II – AAA4a)
Ø  Síntese teórica
3) A PRODUÇÃO TEXTUAL – CRENÇAS, TEORIAS E FAZERES (1H20)
ESCRITA, CRENÇAS E TEORIAS
Ø  Leitura do texto “A redação e o dicionário”, de Lygia Bojunga Nunes (Gestar II – TP4)
Ø  Atividade: Mitos da escrita – dom ou trabalho? (Gestar II – AAA4a)
Ø  Síntese teórica
O ENSINO DA ESCRITA COMO PRÁTICA COMUNICATIVA
Ø  Atividade: Concurso de frases (Gestar II – AAA4a)
Ø  Síntese teórica
A ESCRITA E SEU DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO
Ø  Atividade: De vendedor a escritor (Gestar II – AAA4a)
Ø  Atividade/Modelo: Produção inicial e final de resenha de um produto cultura (vídeo) (Atividade elaborada para o curso on line SD Resenha no site da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro)
Ø  Síntese teórica
Ø  Relembrando: Sequências didáticas para todas as disciplinas – LP (poema, crônica, conto, texto opinativo), LE (biografia, texto jornalístico, texto instrucional, canção), Arte (imagem, texto verbal, filme), EF (linguagem corporal, texto instrucional), Matemática (enunciados decifrados), Ciências (texto instrucional, texto jornalístico, texto expositivo, todos os recursos do livro didático), História (texto literário, imagem, texto jornalístico), Geografia (texto jornalístico, mapa, texto literário)

4) AVALIAÇÃO (10’)
Ø  O que vimos hoje? Quais dificuldades e dúvidas?
TÉCNICAS DIDÁTICAS: Exposição dialogada, grupos de tarefa, jogo, simulação.
RECURSOS: Professora formadora, coordenador pedagógico e professores do EF II e EJA (humanos); atividades, modelos de atividades, slides, vídeos (pedagógicos); data show, net book, caixa de som, atividades impressas (materiais)
FONTES:
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Atividades de Apoio à Aprendizagem 4 - AAA4: leitura e processos de escrita I (Versão do Aluno). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Atividades de Apoio à Aprendizagem 4 - AAA4: leitura e processos de escrita I (Versão do Professor). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 4 - TP4: leitura e processos de escrita I. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...