sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Relato do Sala de Professor na EE Tancredo Neves, São Félix do Araguaia-MT.


DATA: 06/10/2010.
Presentes: Coordenador de Formação do Cefapro (Haroldo), Professora Formadora (Judite), Diretor da Escola (Bartolomeu), Coordenadora Pedagógica (Nilza), 09 professores.
A coordenadora Nilza conduz o encontro. Abertura com o texto Evolução da educação. Reflexão sobre como está o processo de ensino e de aprendizagem ao nosso redor e mais especificamente na escola. A temática do encontro envolve o ensinar e o aprender. São processos simultâneos ou acontecem distintamente? O que é ensinar e aprender hoje?
Os grupos de estudos por áreas do Sala de Professor reuniram-se no dia anterior  (05/10/2010) para relatar o andamento dos projetos e estudos ao grupo maior. O encontro hoje envolve todos os participantes para a discussão da temática já mencionada.
Procede-se a leitura compartilhada do texto Ensinar e aprender, de Rosa Maria Torres (educadora equatoriana). Ela contrapõe os termos ensino e aprendizagem. São processos distintos com sujeitos e métodos diferentes. Levanta problemas como a falsa ideia de que o que o professor ensina o aluno aprende. Tradicionalmente a educação centra-se no ponto de vista do ensino. Entretanto, reconhece que hoje se vislumbra alguma mudança na pedagogia quando diz que uma nova atmosfera educativa direciona sua atenção no ponto de vista do aluno. Conclui: ...o bom professor não o que ensina muitas coisas, mas sim aquele que consegue que seus alunos aprendam efetivamente aquilo que ensina.
Os professores apontam aspectos relevantes sobre o texto, contextualizando com a prática em sala de aula e questionando o sucesso e/ou fracasso na aprendizagem dos alunos. O coordenador de formação do Cefapro, Haroldo Borges, destaca aspectos importantes do texto como: informação não é estritamente conhecimento; nós, professores, devemos criar situações de aprendizagem.
Também lemos e discutimos o texto Como a LDB define aprendizagem e ensino, de Gilberto Teixeira (FEA/USP). Ele apresenta princípios de conduta que devem nortear as práticas educacionais presentes na LDB. Dentre os pontos lidos e discutidos, destaco o art. 23, LDB: A flexibilidade para organização da educação básica para atender interesse do processo de aprendizagem: A escola deve garantir a aprendizagem do aluno nem que seja necessário desmontar sua antiga estrutura. A escola deve viver o paradigma da mudança constante e não mais o que está pronto e acabado.
Penso que não é uma tarefa simples, porém se a sociedade não fica presa a modelos antigos, a escola também deve acompanhá-la a fim de que a aprendizagem do aluno seja eficaz.

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