segunda-feira, 11 de abril de 2011

JORNADA MENSAL DO PROINFANTIL – 22/03/2011

JORNADA MENSAL DO PROINFANTIL – 22/03/2011 – HORÁRIO: 07H30 ÀS 17H30. PRESENTES: Coordenadora da AGF, APEI, professores formadores e tutoras. PAUTA: Acolhida; Relato das ações desenvolvidas; leitura e síntese do texto Agressividade: fatores que influenciam negativamente a conduta da criança, de Aline Durán da S. Bittencourt; filme Mãos talentosas e discussão; FAMs, TRs com a professora formadora de matemática Zulmara; relatório final; plantão pedagógico; grupo de estudo; formatura; recebimento de materiais; encaminhamentos. 1- Após a acolhida, as tutoras iniciam seus relatos apontando progressos e problemas como: o fato de alguns professores não terem conseguido atribuição em sala da educação infantil, o que dificulta a prática exigida pelo programa. 2- Estudamos o texto indicado na pauta, e ressalto aspectos que chamaram a atenção: a) Agressividade e agressão são diferentes, a primeira pode ser mediatizada e é quase uma predisposição dirigida para outras esferas como a aprendizagem, a segunda não é mediatizada, é uma ação grosseira sem benefícios para que a executa e para quem é objeto dela; b) “Para resolver a dificuldade das crianças que estão agindo agressivamente, não podemos escolher medidas rigorosas, como disciplina excessiva, coerções e proibições”, ou seja, não se trata agressividade com agressividade; c) Quando é o educador que sofre a agressão, deve tomar distância da situação de sofrimento e perguntar-se: A quem agride esta criança quando me agride? É preciso dar conta de que o aluno está agredindo através do educador a outras situações e é necessário saber quais são elas; d) Uma de suas sugestões é de que as crianças devem ser ouvidas e se não conseguem expressar-se verbalmente, saber ajudá-las de forma a não piorar a sua condição, saber respeitá-las com suas características para auxiliá-las no seu desenvolvimento e não colocar em risco sua integridade e emoções; e) A autora também ressalta a necessidade de investimento na formação dos profissionais, na troca de experiências e na reflexão de suas vivências em sala de aula. 3- Assistimos ao filme Mãos talentosas – a história de Ben Carson. História real de um renomado neurocirurgião que superou obstáculos como ter crescido em meio à pobreza, preconceito, notas baixas na escola, temperamento inflamado. Sua mãe foi uma figura fundamental de fé no filho ao insistir que ele seguisse as oportunidades, ajudar a expandir sua imaginação, inteligência, sua crença em si mesmo. Perseverança, persistência e fé serão fatores indispensáveis para tornar-se um dos mais importantes neurocirurgiões do mundo. Nesse filme, visualizamos como é importante que a família seja ativa, presente na educação dos filhos, e mesmo que os pais sejam analfabetos, a forma como incentivam e procuram elevar a autoestima de seus filhos influenciará positiva ou negativamente para a conquista ou não de seus sonhos. Discutimos vários ângulos: posição da família, posição da escola, posição do aluno. A formação do homem precisa ser em rede, o que o disponibilizará para o exercício da verdadeira cidadania. 4- Discutimos aspectos relevantes para a finalização do relatório, as facilidades e dificuldades dos cursistas em produzir o texto, prazos para a revisão e devolutivas feitas pelos professores formadores que acompanham os projetos. 5 – A APEI enfatiza a necessidades dos contatos dos cursistas com os professores formadores, porque lhes é facultado o atendimento para esclarecimento de dúvidas, seja pessoalmente, por telefone ou e-mail. 6 – A APEI informa que os professores terão seus momentos de estudos e que posteriormente apresentará as datas para o grupo. 7 – O grupo discute pontos importantes para o processo e a realização da formatura: decide-se que tutora e representantes dos cursistas discutam por município suas propostas a fim de serem socializadas no próximo encontro. 8 – As tutoras têm um momento de esclarecimentos sobre as FAMs e as TRs com a professora formadora de matemática Zulmara na área virtual para digitação de notas dos cursistas. 9 – Avaliação: o grupo avalia a formação positivamente e a coordenadora e a APEI pedem sugestões de temáticas a serem abordadas na próxima jornada mensal. A jornada finaliza com os encaminhamentos necessários para os professores formadores, tutoras e cursistas.


Judite Ferreira Souza     

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