sexta-feira, 7 de agosto de 2009

OFICINA DO TP3: NOVO SANTO ANTONIO-MT (TURMA I)

Oficina 5 (Unidades 9 e 10): Acolhi a turma com a dinâmica “O jardim e o jardineiro”. Relacionamos a dinâmica ao tema diversidade. Nossos alunos são flores. Cada um com sua peculiaridade pessoal. Como achamos belo um jardim com inúmeras espécies coloridas e perfumadas, assim devemos considerar a beleza individual de cada um de nossos educandos. Discutimos sobre as dificuldades e sugestões em relação às Unidades 9 e 10 do TP3. Destaquei os mesmos pontos das unidades apresentados na oficina em Luciara-MT. Os professores preencheram os TPs com muito capricho. Quanto aos relatórios, estavam entusiasmados já que presenciaram uma participação eficaz de seus alunos nas atividades. O Avançando na Prática (AP) que se destacou: Elaboração de autobiografia na terceira pessoa (TP3, p. 25). A professora relatou: “Observei que os alunos apresentaram maior grau de dificuldade na escrita do texto em terceira pessoa e alguns também tiveram na ortografia e coerência textual. Tal atividade teve a finalização com a exposição oral das produções textuais realizadas pelos alunos, no qual a sala foi organizada em círculo e os alunos sentados nos seus devidos lugares, executaram a atividade proposta.” (PARL, Bom Jesus do Araguaia-MT). Os três grupos optaram pelo texto 1 “Poema tirado de uma notícia de jornal” (Manuel Bandeira) – Oficina 5. Com empenho e participação, apresentaram suas atividades para todo o grupo.

Na segunda oficina (Oficina 6: Unidades 11 e 12), os pontos salientados foram: sequências descritiva (retrato) e narrativa (filme); sequências injuntiva (instrução) e preditiva (predição); sequências expositiva e argumentativa; ponto de vista nos tipos textuais; gêneros (“olhar” exterior) x tipos (“olhar” interior); sequências tipológicas em gêneros textuais; a intertextualidade entre gêneros textuais. Refletimos em conjunto sobre os conceitos presentes nas atividades 5 (Unid. 11) e 4 (Unid. 12), ou seja, a relação estreita entre tipos e gêneros e a diversidade de tipos no gênero. A atividade que mais se destacou foi a do jogo descritivo de objetos. Uma das professoras relatou nos seus escritos: “Essa atividade foi muito interessante e produtiva aos alunos, os motivando pelo desafio e competitividade. Todos gostaram e participaram da dinâmica. Logo em seguida, pedi para que eles desenvolvessem um texto descrito de um objeto de valor pessoal, onde eles só revelariam qual era no final. Essa atividade surtiu efeitos muito produtivos, pois eles puderam descontrair, aprender e treinar a leitura ao mesmo tempo, surtinhdo o efeito proposto pela unidade. Obtive um bom resultado ao ler os textos produzidos por eles e acredito que absorveram bem as características das duas sequências tipológicas estudadas. Após os relatos, fizemos dois grupos: o primeiro teceu argumentos a favor do texto como uma redação escolar; o segundo negando o texto como redação escolar. Ao voltar para a socialização chegamos à conclusão de que há uma mescla de gêneros presentes no texto: crônica com veste de composição escolar, inclusive percebendo-se a predominância do tipo expositivo (redação) e narrativo (crônica). Infelizmente não deu para debater minuciosamente todas as questões do roteiro de discussão que foi feita nos subgrupos.

Pedi que fizessem avaliação do encontro. Os professores estão otimistas e se expressaram como segue: “Esse curso está sendo bastante proveitoso. Muitos assuntos estudados no Gestar II, não estudei na Universidade durante a graduação.” (ABSV, Novo Santo Antonio-MT). “As sugestões de atividade relatadas por outros professores, a troca de experiências e a socialização de ideias, aflições, foram bem interessantes e contribuirão positivamente no desenvolvimento dos trabalhos. Os conceitos trabalhados esclareceram bastante as minhas dúvidas.” (CACS, Alto Boa Vista-MT). “A realização da oficina teve vários pontos positivos: articulação da professora, o entrosamento da turma, as atividades com um grau de dificuldade, colocando em ‘xeque’ o que apreendemos e assimilamos do módulo (TP), e os momentos de ‘troca de saberes’ riquíssimo.” (MAB, Extensão Rural de Alto Boa Vista-MT). Procedi normalmente com os encaminhamentos para o TP4.

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