Realizamos as oficinas introdutórias nos municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antonio e São Félix do Araguaia. Apresentamos o Programa GESTAR II (slides do MEC). Aplicamos a Dinâmica do Barbante: Marcos Profissionais. Além de quebra-gelo, foi um momento de conhecimento dos instantes marcantes para a experiência de cada professor. Executamos a atividade 1 (Unidade 1) do Guia Geral. Foram feitas apresentações em grupo com cartazes. Os professores socializaram com interesse, inclusive com perguntas que no decurso do estudo do Guia foram respondidas. A seguir, intercalamos, eu e Caroline, a apresentação das Unidades 1 e 2. Fizemos essas oficinas em dupla, porque o número de cursistas por município era muito reduzido. À tarde, assistimos ao vídeo “Saber e Sabor” (MEC), o que rendeu ótima discussão sobre o saber e o prazer que se pode ter para obter o conhecimento. Tal conhecimento não é algo pronto, mas construído coletivamente com a presença da alegria. Depois disso, eu e os professores de Língua Portuguesa nos separamos do grupo de professores de Matemática e fomos conhecer a estrutura pedagógica do GESTAR II para Língua Portuguesa e a estrutura dos cadernos. Explicamos com detalhes a estrutura dos TPs, o estudo individual, a lição de casa, o projeto, etc. Os professores estavam encantados e ao mesmo tempo assustados com o compromisso e a responsabilidade para com a formação. Ao retornarmos para o grupo maior, apresentamos as Unidades 4 e 5, reforçando as explicações. Em seguida, reforçamos as explicações sobre as atividades do TP, a transposição didática, a elaboração do projeto. Concluímos o encontro com o vídeo “Ato de Educar” (Rubem Alves). Essas oficinas superaram nossas expectativas. É isso aí, é apenas o gênesis, o começo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário