quinta-feira, 26 de maio de 2011

17 e 18/05 - Sala de Educador da EE Tancredo Neves - SFA-MT

17 e 18/05 – Sala de Educador – Estudo de texto: Capítulo 5, Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares, do livro Organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio, de Fernando Hernández e Montserrat Ventura. A estratégia conduzida pela coordenadora pedagógica, Neuzilene, foi a de leitura compartilhada e discussão simultâneas, relacionando aspectos destacados pelos professores com o projeto de trabalho Ciências e os números da vida[1] em ação na escola. A discussão foi pertinente, pois houve uma relação entre teoria e prática, exercício necessário para um bem sucedido trabalho pedagógico. A temática Projeto de Trabalho, elencada como demanda no projeto de formação continuada Sala de Educador 2011 da escola, é estudada e praticada pelos professores concomitantemente. Quando da leitura e discussão do texto, observamos o seguinte: Os alunos da escola estão agora na etapa do tratamento da informação. Será que eles estão conseguindo interpretá-la? E os professores? Conseguem fazer o exercício perceptivo do que é imperativo trabalhar com seus alunos? Das atividades elencadas no projeto, duas já foram realizadas. Partindo de roteiros, os alunos produziram um relato descritivo e reflexivo de cada uma dessas atividades. Cada professor, ao ler os relatos, lançará um olhar voltado para a área de sua atuação e avaliará a necessidade ou não de alterações, quer sejam dos conteúdos, objetivos e estratégias, quer seja na relação interdisciplinar que se busca atingir com a implementação do projeto.

[1] O projeto Ciências e os números da vida da EE TANCREDO NEVES (Ensino Médio - SFA-MT) pretende, a partir das Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso, ser uma forma de despertar o interesse e o estímulo dos alunos pelo contexto escolar. Que as atividades nele realizadas possam proporcionar aos sujeitos envolvidos, no processo de ensino e aprendizagem, os conhecimentos necessários para se tornarem pessoas críticas, participativas e autônomas. Atividades como, pescaria, cozimento de alimentos, jogo de futebol, pintura corporal indígena (há alunos indígenas da etnia Karajá na escola) proporcionarão a construção de conhecimentos da área de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, intencionando-se aí um trabalho interdisciplinar.

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